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Como montar um brechó online: guia completo

Você deseja ter um negócio na internet e ainda não sabe o que? Pois vamos te dar uma ótima dica: montar um brechó online! O comércio de roupas usadas é um dos segmentos que mais ganhou força nos últimos anos, sendo uma opção muito boa para quem curte moda e não pode investir nesse momento de alta de preços no mercado.

 Além disso, diante dos novos tempos sobre a reflexão sobre o consumo da origem dos produtos, o brechó pode ser  caracterizado como um negócio no estilo sustentável. E ainda pode ser algo lucrativo.

Um bom exemplo desse sucesso todo do segmento de roupas usadas, é o caso da marca Enjoei. Em 2020, a empresa conseguiu levantar 1,13 bilhões na bolsa de valores. 

Se você se identificou com esse modelo de negócio e seus valores, fique conosco e continue a leitura deste conteúdo. A partir do nosso guia, você vai saber como montar um brechó online e ganhar dinheiro vendendo roupas usadas sem sair de casa!

Como montar um brechó online?

Vamos combinar: a  prática  de vender itens usados sempre foi considerada um bom negócio. Mas hoje em dia, diferente de outros tempos, por conta da evolução tecnológica, é possível ofertar seus produtos para todos os cantos do Brasil e até mesmo de outros países em segundos. Isso faz com que os brechós online ganhem cada vez mais interesse dos empreendedores e consumidores de diversos níveis sociais. 

 Uma pesquisa desenvolvida pela Boston Consulting Group prova exatamente isso. O estudo apontou que a compra e venda de artigos considerados de luxo usados obtém crescimento de aproximadamente 12% ao ano entre milionários. Isso representa cerca de 7% do mercado de luxo mundial. 

Para alcançar o sucesso nesse segmento com boa margem de lucro, é preciso entender as estratégias e técnicas de como montar um brechó online da melhor maneira. 

Primeiro é necessário que você estruture um bom  planejamento de negócio. Depois,  defina os itens que serão vendidos, de acordo com o segmento  para atuar e o nicho escolhido. 

Após isso, é essencial criar um nome para o negócio e uma identidade visual atrativa, combinando com o estilo de sua loja. Também decida em quais plataformas digitais o seu brechó será inserido. Pode ser pelas redes sociais, e-commerce , marketplace e por aí vai.

E depois que tudo estiver bem planejado, é o momento de colocar tudo em prática! Mas não se assuste, pois estamos aqui para te ajudar. Agora vamos mostrar para você todos esses passos de forma mais detalhada. Acompanhe! 

Passo a passo de como fazer um bazar online

Como dissemos antes, nesse tópico você terá mais clareza de como vender roupas usadas ou outros itens online e atingir bons resultados. 

Tenha o planejamento do negócio

Estruturar um plano de negócio é o primeiro passo a ser feito. Nele, você precisa descrever todos os detalhes do empreendimento. Isso quer dizer que você precisa estabelecer como vai funcionar o sistema de operação, até aquelas coisas mais técnicas como plano de marketing e operacional. 

Nesse documento, também deve constar como o negócio irá funcionar na prática e se desenvolver com o passar dos anos. Somente através do plano de negócio é possível ter uma visão mais ampla e entender se tudo está indo por um bom caminho, além de tornar mais fácil o interesse de investidores. 

Por isso que esse planejamento é essencial para a abertura de qualquer negócio. 

Escolha quais produtos vender

Decidir quais produtos vender é a próxima etapa. Ressaltando que não apenas roupas são rentáveis em um negócio de brechó. Existem muitos  outros segmentos. Você pode ofertar móveis, brinquedos, eletrodomésticos, jogos, livros entre outros tantos. 

Assim você irá definir qual o público que deseja atingir e ir segmentando o seu negócio.

Busque parcerias e fornecedores

Conseguir parceria com fornecedores é essencial para garantir uma boa quantidade de produtos no estoque e oferecer bons itens com um preço atraente. Isso também faz com que você mantenha sua loja sempre atualizada, chamando a atenção do seu público. 

Defina critérios de precificação

Para a precificar produtos é preciso de estratégia e análise .Os preços devem ser definidos através do equilíbrio entre o valor de mercado e a rentabilidade que o artigo pode proporcionar. Também é preciso saber o preço das peças, estudar o mercado e estabelecer uma margem de lucro. Alguns parametros que pode ajudar você a estabelecer preços são:

  • Raridade do item
  • Demanda
  • Estado da peça
  • Marca
  • Moda

Defina os canais de atuação 

Você vai precisar de uma boa estrutura para vender seus produtos online. Portanto, dentro de seu planejamento, já tenha em mente em quais canais pretende atuar. Veja as plataformas utilizadas. 

Redes sociais: as redes sociais são as plataformas mais informais e você pode colocar o que quiser à venda. Por outro lado, o alcance delas pode ser menor se comparado com outras plataformas. Até por isso, requer divulgação mais frequente.

Loja virtual: Para ter uma loja virtual, é necessário ter um domínio de site e uma plataforma de e-commerce. O custo é maior e deve ser feito um trabalho maior de divulgação. É mais recomendado para quem já tem uma base considerável de clientes estabelecida. 

Market Place: Essa é uma plataforma que possibilita um modelo de negócio mais colaborativo e simples. É uma espécie de shopping virtual , com várias lojas, permitindo a venda de diversos tipos de produtos. 

Tome os devidos cuidados com o estoque

Não importa se o produto é usado ou novo, de maneira geral, todos precisam de cuidados especiais para se manterem conservados. E mesmo que não sejá exposto, como em lojas físicas, o seu estoque precisa ser muito bem cuidado. No caso de roupas,  algumas dicas para isso são:

  • Sempre mantenha as peças protegidas de umidade, traças e altas temperaturas
  • Tenha cabides de qualidade e com proteção para as roupas
  • Proteja as roupas da luz solar, pois causa danos as cores
  • Mantenha tudo organizado por alguma característica, tipo cor, para ficar mas fácil de você se localizar
  • Sempre tome cuidado com a limpeza do ambiente como um todo

Divulgue o seu brechó online

Esse é um dos principais pontos para o seu brechó atingir o sucesso. Abuse das redes sociais para isso.

 Você pode divulgar seu material por meio de publicações orgânicas, sem gastar nada com publicidade. Divulgue seus produtos com regularidade, tanto no feed quanto nos stories do perfil da marca. 

Importante ressaltar que nos anúncios você sempre deve inserir as principais informações do produto , como por exemplo, preço, tamanho, cor, formas de pagamento e etc. 

Atendimento aos clientes

Depois de todas as dicas para abrir a sua loja de roupas usadas ou outros itens, é preciso focar na boa experiência do cliente. Até porque, de nada adianta ter uma divulgação competente e um canal de vendas atraente se o não for satisfatório, portanto, dê bastante atenção na entrega dos pedidos e na relação pós-venda. 

Entrega das encomendas

Uma das principais coisas que deixam o consumidor satisfeito é receber os pedidos sem qualquer problema, com a agilidade necessária. Isso deixa com uma boa impressão da loja e tendo boas chances de voltar a comprar de novo em seu brechó.

Utilize embalagens adequadas de acordo com o tipo de produto e o peso. Tudo para proteger o item e chegar até o destinatário em segurança.

Caso entregue para fora da região ou Estado em que você reside, pesquise quais as melhores formas para  realizar a entrega da melhor maneira. Se informe qual o tipo de frete mais em conta para você e o cliente. 

Atendimento pós-venda

Sem dúvidas você deseja que o consumidor volte a comprar em seu brechó. Até porque, isso tem um custo menor do que atrair novos clientes. E é por isso que a qualidade do atendimento pós-venda é tão importante. 

Mantenha a comunicação com os consumidores utilizando as redes sociais e poste fotos das pessoas utilizando as roupas compradas em sua loja online. 

Além de ter a proposta de fidelização, o atendimento depois da venda possibilita o feedback dos clientes. Dessa forma você identifica algum problema e soluciona antes de tomar uma proporção maior. 

Dicas para melhorar o atendimento online

Você sabe que o atendimento é um dos grandes fatores para a chave do sucesso de qualquer negócio. E no online não é diferente, como você pôde perceber até aqui. Por isso, listamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar o seu atendimento virtual , gerar satisfação dos clientes e , por consequência, mais vendas. 

  • Agilidade nas respostas: Sempre procure responder o mais rápido possível aos clientes. A demora, além de apresentar mais dificuldade de resolver as situações, pode trazer uma imagem negativa para a sua marca. 
  • Proporcione um atendimento humanizado: Tente evitar uma comunicação mais padrão e engessada. Os clientes buscam muito no ambiente online, ter um contato mais próximo e verdadeiro com as marcas. Uma relação distante não se torna agradável. 
  • Evite ruídos de comunicação: Seja o mais claro e objetivo com os clientes. Não pode haver confusão nas informações passadas e o cliente precisa sair do atendimento sem nenhuma dúvida. 
  • Seja educado:  Regra básica em qualquer tipo de relação. Seja atencioso e cordial, tornando o diálogo agradável. O bom atendimento, como já citamos, faz com que os consumidores optem por retornar a sua loja. 

Tenha embalagens de qualidade

E então, gostou deste guia de como montar um brechó online? Mas agora não vamos te dar a última dica: utilize embalagens de qualidade, de acordo com as características de cada produto. Isso representa segurança entre a loja até o destinatário. 

Imagine se um produto chegar danificado? Seu brechó irá perder muitos pontos por conta disso, causando danos a reputação de sua loja virtual. 

Por isso, não adquira qualquer embalagem. Opte por empresas específicas e de credibilidade no mercado. 

A Fraspaper desenvolve caixas impressas personalizadas ,100% recicláveis, que atendem a resistência, o formato e a espessura de cada produto. Todas as nossas embalagens são feitas de acordo com as normas de sustentabilidade ambiental. 

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