FRETE GRÁTIS para São Paulo no mês de abril

O que é e como funciona uma dark kitchen

Se você é da área de gastronomia, com certeza já deve ter ouvido falar em dark kitchen. Esse novo tipo de estabelecimento vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, principalmente durante a pandemia quando os deliverys de comida tiveram um forte crescimento.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), cerca de 12 mil bares, restaurantes e lanchonetes fecharam suas portas entre março de 2020 e abril de 2021 na cidade de São Paulo por causa da pandemia. 

Por outro lado, o delivery cresceu na capital paulista e manteve muitos estabelecimentos funcionando mesmo com as portas fechadas. Entre março e dezembro de 2020, o número de novos restaurantes cadastrados no iFood cresceu 78% no estado de São Paulo.

Pensando sempre em oferecer um ótimo conteúdo para você, a Fraspaper preparou este artigo sobre essa nova tendência no mercado gastronômico brasileiro, a dark kitchen.

O que é dark kitchen?

É uma cozinha com a finalidade única de atender a pedidos de delivery de um restaurante, bar ou lanchonete. Elas não possuem um espaço para as pessoas sentarem e comerem, com mesas e cadeiras, dentro dela só funciona a cozinha mesmo.

O termo em inglês “dark kitchen” significa literalmente cozinha escura, mas esse não seria o sentido correto. A melhor tradução seria cozinha fantasma.

Muitas vezes os restaurantes com o sistema de delivery limitam a área de entrega para um raio de 5 a 10 km de distância, por questões como a qualidade da comida entregue e a logística dos entregadores. 

Para resolver este problema e para atender às regiões que estão fora deste raio, as grandes redes criaram cozinhas industriais espalhadas pela cidade, aumentando a área de abrangência dos deliverys.

A dark kitchen, não necessita de uma operação em salão. O investimento inicial é reduzido  e o modelo de negócio é mais enxuto, com gastos menores do que um restaurante convencional.

É um negócio que está estreitamente alinhado com os aplicativos de entrega.

Quais as vantagens de uma dark kitchen?

homem com roupas de cozinheiro preparando a comida em embalagem na dark kitchen.

Montar uma operação de dark kitchen traz muitos benefícios. Vamos ver alguns deles.

Redução de gastos

Abrir e gerir um restaurante diariamente é uma tarefa complicada. São muitas as despesas, aluguel, luz, gás, água, salários. O custo operacional é alto.

Em uma dark kitchen, esse custo é muito menor, pois não há salão e suas consequentes despesas como salário de garçons, luz, limpeza, entre outros.

Localização

“Localização é tudo”, você certamente já ouviu essa frase. Uma das grandes preocupações de empresários de estabelecimentos físicos é a localização do seu negócio. Um restaurante no centro da cidade. Uma loja em um Shopping.

Mas estar bem localizado tem um custo, muitas vezes bem alto. O aluguel costuma ser uma das principais despesas dos restaurantes. 

Abrindo uma dark kitchen, você retira um pouco dessa importância. Como a sua operação utiliza apenas uma cozinha, ela pode estar em qualquer bairro, com um aluguel mais barato. Só é preciso cuidar para não ficar muito distante dos centros urbanos.

Co-Kitchen

Acima falamos que o dark kitchen começou com grandes redes, mas ela é uma solução também para pequenos negócios. A grande questão é diminuir ainda mais os custos para tornar a operação rentável.

Nesse sentido nasceu o co-kitchen um modelo ainda mais econômico. Os estabelecimentos se unem e dividem as operações em um único local. Uma dark kitchen colaborativa.

Esse modelo reduz ainda mais os custos com o aluguel e as despesas do local. Assim, em uma mesma dark kitchen, há diversos  podem sair negócios. Uma pizzaria pode dividir a estrutura básica com um restaurante de comida japonesa, por exemplo.

Como montar uma dark kitchen?

Se você vive neste mundo gastronômico e possui um restaurante, montar uma dark kitchen não será uma tarefa muito difícil. 

A grande questão é investir em um bom espaço, montar a cozinha com todos equipamentos e adaptar o local para as necessidades do delivery. Separar uma área para os entregadores estacionarem as motos, além de um espaço para a retirada dos pedidos.

Além do aluguel, você terá gastos com o equipamento da cozinha para manter uma boa operação. Abaixo, elencamos equipamentos que não podem faltar na sua cozinha:

  • panelas;
  • armários;
  • utensílios de cozinha;
  • geladeira;
  • freezer;
  • forno elétrico;
  • fogão industrial.

Pense na divulgação da sua dark kitchen

“Quem não é visto, não é lembrado!” Essa frase é muito comum no marketing e ela está correta. Se você não divulga seu produto, serviço ou estabelecimento, é muito difícil que as pessoas lembrem de você na hora de resolver as suas dores e necessidades.

É preciso investir no marketing da sua dark kitchen. Esteja presente na internet. Divulgue organicamente e utilizando mídia paga também. Crie páginas em diversas redes sociais (Facebook, Instagram, WhatsApp, TikTok…) e seja ativo nesses meios.

Monte um bom site, apresentando um cardápio bem elaborado, com boas fotos dos pratos. Deixe o contato telefônico utilizado para o delivery bem visível, mas não deixe de criar um canal para pedidos online.

Invista também em parcerias com aplicativos de comida. Eles são muito populares e você precisa estar presente dentro deles.

Como a Fraspaper pode ajudar você?

Um ponto muito importante para a sua dark kitchen são as embalagens. É essencial que elas sejam resistentes e acondicionem a comida de maneira a preservar a temperatura quando necessário.

Mais do que isto, as embalagens conferem autoridade à sua marca. Ter uma embalagem esteticamente bonita vai fazer o cliente lembrar do seu negócio.

Aqui na Fraspaper fabricamos caixas impressas personalizadas 100% recicláveis e produzidas nas dimensões, formatos, espessuras e resistência que atendem as necessidades de cada cliente. 

Desenvolvemos embalagens individuais em papel cartão duplex, triplex e micro-ondulado em acordo com as normas de sustentabilidade ambiental.

Trabalhamos com os mais variados setores da economia, como alimentícios, calçados, autopeças, medicamentos, brinquedos, eletrônicos, entre outros. Nossas embalagens impressas são ótimas opções para empresas que buscam por embalagens criativas. 

Nossos produtos trazem novas experiências para seus clientes. Nossa fabricação conta com diversos tipos e modelos de embalagens com ou sem acabamento diferenciado. Caixas com corte e vinco personalizados com ou sem impressão.

Entre em contato conosco e veja todos os nossos produtos.

BLOG FRASPAPER