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Desconto progressivo: o que é, vantagens e como fazer

Para obter destaque em um mercado tão competitivo, diversas empresas com lojas virtuais desenvolvem estratégias de marketing e promoções. Uma das principais é o desconto progressivo, que vem sendo utilizado por cada vez mais empresas. 

Com o objetivo de estimular os consumidores a levar um número maior de produtos com um preço atrativo, essa ação promocional aumenta o ticket médio, promove o negócio e fideliza clientes. Sendo assim, os descontos progressivos são uma ótima maneira de destacar o seu negócio diante da concorrência, principalmente, em datas que proporcionam alta demanda. 

Quer saber mais sobre o desconto progressivo, como aplicá-lo e quais são suas vantagens? Então, siga a leitura deste conteúdo. A Fraspaper vai te mostrar tudo o que você precisa saber a respeito dessa estratégia que, se bem desenvolvida, pode ser muito eficiente. Vamos lá!

O que é o desconto progressivo e como funciona?

O desconto progressivo, resumindo, é uma estratégia promocional que ao adquirir uma quantidade maior de produtos, o desconto aumenta. Ou seja, o desconto progressivo varia de acordo com a quantidade de itens adquiridos, estimulando os clientes a comprarem mais produtos em um pedido, aumentando o valor médio das compras da loja virtual, o chamado ticket médio. 

O desconto é progresivo pode ser aplicado de duas maneiras: a primeira é para a compra de muitas unidades de um mesmo produto e a outra, para mercadorias diferentes. Vamos entender como cada um desses modelos funciona. 

Desconto para compra de um mesmo produto

Nessa modalidade de desconto progressivo, o consumidor  tem valor promocional conforme a quantidade do mesmo produto que ele compra. Essa forma de promoção é muito mais utilizada em itens que as pessoas usam regularmente, como por exemplo, produtos de higiene pessoal. 

Vamos imaginar um cenário prático. Um e-commerce de produtos para banho vende um sabonete no valor de R$ 5,00. A loja poderia fazer a seguinte promoção de desconto progressivo:

  • 10% de desconto a partir de 5 sabonetes (R$4,50 cada unidade)
  • 15% de desconto a partir de 10 sabonetes ($4,25 cada unidade)
  • 20% de desconto a partir de 20 sabonetes (R$4,00 cada unidade)

Desconto para compra de produtos diferentes

Já neste modelo, a promoção vale para diversos produtos da loja. Isso pode ser itens de uma categoria determinada, a partir de uma seleção de produtos ou de toda a loja. O desconto, então, ficaria dessa forma:

  • 2 produtos – 10% de desconto na compra
  • 3 produtos – 15% de desconto na compra
  • 4 produtos – 20% de desconto na compra

A partir desses exemplos, podemos perceber que é vantajoso comprar comprar mais itens para ganhar um valor mais significativo de desconto. E é dessa forma que a estratégia do desconto progressivo funciona. 

As vantagens do desconto progressivo

Vendedor, sorrindo, entregando duas sacolas de compra para uma cliente, em uma loja de roupas. Ele é branco e está vestindo uma camiseta da cor grafite de manga longa. Ela é branca e está vestindo uma blusa amarela de manga longa.

O desconto progressivo é uma estratégia promocional bastante eficaz, proporcionando muitos benefícios para o seu negócio. Agora vamos analisar algumas dessas principais vantagens para um diferencial competitivo. Acompanhe. 

Aumento do ticket médio

Um dos grandes benefícios do desconto progressivo eficaz, é o claro aumento do ticket médio da loja, isso ocorre porque ao oferecer valores promocionais conforme a quantidade de itens adquiridos, o cliente é incentivado a realizar uma compra que contém mais unidades, fazendo com que o valor médio dos pedidos feitos seja aumentado, contribuindo para o faturamento. 

Fidelização de clientes

Com o desconto progressivo é possível fidelizar novos clientes. Isso ocorre, inúmeros consumidores são atraídos por ações promocionais que de redução de preço para terem esse tipo de vantagem. Mas essa vantagem não para por aí, pois se você manter promoções de tipos, a chance de muitos clientes comprarem e retornarem para novas compras é muito grande. Ou seja, o desconto progressivo proporciona uma relação de interesse no consumidor. 

Diferencial competitivo

A estratégia do desconto progressivo também é vista como um diferencial competitivo, dentro de um cenário empresarial tão disputado, ainda mais quando se trata de lojas virtuais. Ao oferecer esse tipo de benefícios aos consumidores, sua marca ganha mais visibilidade. Mas é sempre bom ficar atento à concorrência, para desenvolver as promoções em momentos diferentes ou mais atrativos conforme o seu público. Também fique sempre atento nas datas mais comerciais para criar promoções mais atrativas. 

Como desenvolver uma estratégia de desconto progressivo?

Como você pode ver, os descontos progressivos trazem muitas vantagens, tanto para os clientes quanto para as empresas. Entretanto, essas ações precisam ser muito bem planejadas para serem efetivas e surtirem efeitos positivos. Confira algumas dicas que separamos para o desenvolvimento dessas ações promocionais. 

1- Defina o objetivo

O primeiro passo é definir qual será o seu objetivo com as promoções. Afinal, para qual finalidade a estratégia de desconto progresisvo será criada? Para isso, algumas possibilidades são: vender produtos parados no estoque faz algum tempo, aumentar o ticket médio no valor definido, estimular a atração e fidelização de clientes, promover um novo produto e por aí vai. 

2- Escolha os produtos que irão entrar na promoção

Após definir qual será o seu objetivo, é o momento de selecionar os produtos que irão fazer parte da ação promocional. Mas para isso, é fundamental saber profundamente qual é o seu público-alvo, além do comportamento e necessidades dessas pessoas. Isso ajuda a você selecionar produtos mais assertivos para a ação. E se por acaso você deseja liberar produtos em estoque, uma dica é incluir um produto mais atrativo junto aos itens encalhados, para dar mais força e visibilidade à promoção. 

3- Calcule a sua margem de lucro

A próxima etapa é analisar o desconto progressivo e definir os valores sem que afetem o seu orçamento. Por isso, é crucial você calcular a margem de lucro dos produtos. Ou seja, é preciso verificar o valor percentual que a sua loja fica com a venda do produto, subtraindo os custos de produção e operacionais. Tendo esse valor, você saberá qual o valor máximo de desconto que pode ser oferecido sem ter prejuízos. 

4- Monte uma tabela de desconto progressivo

Aqui, com base nos cálculos feitos na etapa anterior, você pode criar uma tabela progressiva, apontando porcentagem de desconto para cada quantidade de produtos adquirida. É bom ressaltar que a tabela deve fazer sentido para os clientes, incentivando eles a comprarem mais. Para melhor eficiência nessa etapa, observe o número de produtos que, no geral, o seu público adquire em sua loja. Dessa forma, é possível entender a partir de quantos produtos é interessante proporcionar o desconto. 

5 – Divulgue a promoção

Para que o público saiba e conheça a sua promoção, é necessário que você faça planos de divulgação. Por isso, invista em estratégias de marketing em canais digitais como redes sociais, e-mail marketing e anúncios no Google. Mas não esqueça de deixar bem claro quais são as regras da oferta. 

Esses passos irão te guiar para o desenvolvimento de descontos progressivos eficientes e atrativos para o seu público. No entanto, lembre-se de dois pontos: sempre mensure o resultado da promoção, pois é a partir desses dados que você irá saber se as metas foram ou não alcançadas. O segundo é sempre ser franco com os clientes. Isso parece ser óbvio, mas jamais tente enganar seus consumidores com os descontos progressivos. Por isso, deixe bem claro como a promoção funciona. 

Investir em embalagens de qualidade é fundamental 

As embalagens são parte importante dentro de qualquer ação de marketing e vendas, e o desconto progressivo não é diferente. Não adianta você desenvolver descontos interessantes e entregar os produtos em embalagens mal acabadas e danificadas. Afinal, ninguém gosta de receber o item adquirido dessa maneira. Portanto, invista em embalagens de boa qualidade, assim como as da Fraspaper, empresa líder e referência no setor. 

Nossas embalagens possuem design diferenciado e acabamento ímpar no mercado. Desenvolvemos diversos tipos de embalagens, personalizadas e criativas, como caixas, sacolas, cestas, cachepots e displays. Além disso, na Fraspaper sempre trabalhamos em conjunto com os nossos clientes. Isso significa que quem decide os materiais que serão utilizados no desenvolvimento das embalagens é você, conforme suas expectativas e necessidades. 

E para garantir ainda mais qualidade, o método de impressão que utilizamos é o mais moderno encontrado no mercado atual. O CTP (Computer To Plate) consiste em uma gravação  na chapa de impressão a partir de um arquivo digital. Dessa maneira, a imagem final fica com uma visualização muito mais perfeita. 

Não perca mais tempo e garanta lindas embalagens personalizadas para agregar muito valor à sua marca e proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes. Entre em contato conosco e impulsione o seu negócio. 

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