Para obter destaque em um mercado tão competitivo, diversas empresas com lojas virtuais desenvolvem estratégias de marketing e promoções. Uma das principais é o desconto progressivo, que vem sendo utilizado por cada vez mais empresas.
Com o objetivo de estimular os consumidores a levar um número maior de produtos com um preço atrativo, essa ação promocional aumenta o ticket médio, promove o negócio e fideliza clientes. Sendo assim, os descontos progressivos são uma ótima maneira de destacar o seu negócio diante da concorrência, principalmente, em datas que proporcionam alta demanda.
Quer saber mais sobre o desconto progressivo, como aplicá-lo e quais são suas vantagens? Então, siga a leitura deste conteúdo. A Fraspaper vai te mostrar tudo o que você precisa saber a respeito dessa estratégia que, se bem desenvolvida, pode ser muito eficiente. Vamos lá!
O que é o desconto progressivo e como funciona?
O desconto progressivo, resumindo, é uma estratégia promocional que ao adquirir uma quantidade maior de produtos, o desconto aumenta. Ou seja, ele varia de acordo com a quantidade de itens adquiridos, estimulando os clientes a comprarem mais produtos em um pedido, aumentando o valor médio das compras da loja virtual, o chamado ticket médio.
O desconto é progressivo pode ser aplicado de duas maneiras: a primeira é para a compra de muitas unidades de um mesmo produto e a outra, para mercadorias diferentes. Vamos entender como cada um desses modelos funciona.
Desconto para compra de um mesmo produto
Nessa modalidade, o consumidor tem valor promocional conforme a quantidade do mesmo produto que ele compra. Essa forma de promoção é muito mais utilizada em itens que as pessoas usam regularmente, como por exemplo, produtos de higiene pessoal.
Vamos imaginar um cenário prático. Um e-commerce de produtos para banho vende um sabonete no valor de R$ 5,00. A loja poderia fazer a seguinte promoção de desconto progressivo:
- 10% de desconto a partir de 5 sabonetes (R$4,50 cada unidade)
- 15% de desconto a partir de 10 sabonetes ($4,25 cada unidade)
- 20% de desconto a partir de 20 sabonetes (R$4,00 cada unidade)
Desconto para compra de produtos diferentes
Já neste modelo, a promoção vale para diversos produtos da loja. Isso pode ser itens de uma categoria determinada, a partir de uma seleção de produtos ou de toda a loja. O desconto, então, ficaria dessa forma:
- 2 produtos – 10% de desconto na compra
- 3 produtos – 15% de desconto na compra
- 4 produtos – 20% de desconto na compra
A partir desses exemplos, podemos perceber que é vantajoso comprar mais itens para ganhar um valor mais significativo de desconto. E é dessa forma que a estratégia funciona.
As vantagens do desconto progressivo
O desconto progressivo é uma estratégia promocional eficaz que oferece diversos benefícios para o seu negócio, ajudando a atrair e reter clientes, além de aumentar a competitividade no mercado. A seguir, vamos detalhar as principais vantagens dessa prática e como ela pode se transformar em um diferencial competitivo. Acompanhe:
Aumento do ticket médio
Uma das grandes vantagens é o aumento do ticket médio da loja. Isso ocorre porque, ao oferecer descontos escalonados com base na quantidade de itens adquiridos, os clientes são incentivados a comprar mais produtos para aproveitar as ofertas. Como resultado, o valor médio dos pedidos aumenta, o que contribui diretamente para o crescimento do faturamento. Além disso, o consumidor percebe valor na economia oferecida, o que melhora sua experiência de compra.
Fidelização de clientes
Outra grande vantagem do desconto progressivo é a fidelização de clientes. Muitos consumidores são atraídos por promoções que oferecem vantagens, como a redução progressiva de preços à medida que compram mais. Ao adotar essa estratégia com consistência, as chances de os clientes retornarem para novas compras aumentam, especialmente se você realizar promoções periódicas. Essa prática cria uma relação de confiança e benefício mútuo entre a marca e o consumidor, que se sente valorizado pelas oportunidades de economizar.
Diferencial competitivo
Em um mercado altamente competitivo, especialmente no comércio eletrônico, o desconto progressivo pode servir como um importante diferencial. Ao oferecer esse tipo de benefício, sua marca se destaca e ganha mais visibilidade, atraindo um público maior que busca vantagens nas compras. No entanto, é crucial estar atento à concorrência e planejar suas promoções estrategicamente, como em datas comerciais ou em momentos de baixa demanda. Dessa forma, você pode desenvolver ofertas que sejam mais atrativas e relevantes para o seu público-alvo.
O desconto progressivo, quando bem implementado, não apenas gera aumento nas vendas, mas também cria uma percepção positiva da marca, que passa a ser vista como atenciosa e vantajosa aos olhos dos clientes.
Como desenvolver uma estratégia de desconto progressivo?
Como você pode ver, os descontos progressivos trazem muitas vantagens, tanto para os clientes quanto para as empresas. Entretanto, essas ações precisam ser muito bem planejadas para serem efetivas e surtirem efeitos positivos. Confira algumas dicas que separamos para o desenvolvimento dessas ações promocionais.
1- Defina o objetivo
O primeiro passo é definir qual será o seu objetivo com as promoções. Afinal, para qual finalidade a estratégia de desconto progressivo será criada? Para isso, algumas possibilidades são: vender produtos parados no estoque faz algum tempo, aumentar o ticket médio no valor definido, estimular a atração e fidelização de clientes, promover um novo produto e por aí vai.
2- Escolha os produtos que irão entrar na promoção
Após definir qual será o seu objetivo, é o momento de selecionar os produtos que irão fazer parte da ação promocional. Mas para isso, é fundamental saber profundamente qual é o seu público-alvo, além do comportamento e necessidades dessas pessoas. Isso ajuda a você selecionar produtos mais assertivos para a ação. E se por acaso você deseja liberar produtos em estoque, uma dica é incluir um produto mais atrativo junto aos itens encalhados, para dar mais força e visibilidade à promoção.
3- Calcule a sua margem de lucro
A próxima etapa é analisar o desconto progressivo e definir os valores sem que afetem o seu orçamento. Por isso, é crucial você calcular a margem de lucro dos produtos. Ou seja, é preciso verificar o valor percentual que a sua loja fica com a venda do produto, subtraindo os custos de produção e operacionais. Tendo esse valor, você saberá qual o valor máximo de desconto que pode ser oferecido sem ter prejuízos.
4- Monte uma tabela de desconto progressivo
Aqui, com base nos cálculos feitos na etapa anterior, você pode criar uma tabela progressiva, apontando porcentagem de desconto para cada quantidade de produtos adquirida. É bom ressaltar que a tabela deve fazer sentido para os clientes, incentivando eles a comprarem mais. Para melhor eficiência nessa etapa, observe o número de produtos que, no geral, o seu público adquire em sua loja. Dessa forma, é possível entender a partir de quantos produtos é interessante proporcionar o desconto.
5 – Divulgue a promoção
Para que o público saiba e conheça a sua promoção, é necessário que você faça planos de divulgação. Por isso, invista em estratégias de marketing em canais digitais como redes sociais, e-mail marketing e anúncios no Google. Mas não esqueça de deixar bem claro quais são as regras da oferta.
Esses passos irão te guiar para o desenvolvimento de descontos progressivos eficientes e atrativos para o seu público. No entanto, lembre-se de dois pontos: sempre mensure o resultado da promoção, pois é a partir desses dados que você irá saber se as metas foram ou não alcançadas. O segundo é sempre ser franco com os clientes. Isso parece ser óbvio, mas jamais tente enganar seus consumidores com os descontos progressivos. Por isso, deixe bem claro como a promoção funciona.
Exemplos de desconto progressivos
Aqui estão alguns exemplos de como aplicar o desconto progressivo em diferentes cenários:
- Vestuário e acessórios: ao comprar uma quantidade maior de itens, o cliente recebe descontos crescentes. Por exemplo:
- 10% de desconto na compra de 2 peças.
- 15% de desconto na compra de 3 peças.
- 20% de desconto na compra de 4 ou mais peças.
- Eletrônicos: para estimular o aumento do ticket médio, uma loja pode oferecer descontos progressivos na compra de acessórios junto com aparelhos eletrônicos:
- 5% de desconto na compra de um acessório.
- 10% de desconto na compra de dois ou mais acessórios.
- Produtos de beleza: uma marca de cosméticos pode oferecer descontos progressivos para incentivar o consumo contínuo de uma linha específica de produtos:
- 5% de desconto na compra de 1 produto.
- 10% de desconto na compra de 2 produtos.
- 20% de desconto na compra de 3 ou mais produtos.
- Supermercados: promoções para compras em maior volume, como em produtos não perecíveis:
- 5% de desconto na compra de 3 unidades de um item.
- 10% de desconto na compra de 6 unidades.
- 15% de desconto na compra de 10 ou mais unidades.
Esses são apenas alguns exemplos de como o desconto progressivo pode ser utilizado para incentivar compras em maior quantidade e fidelizar clientes.
Investir em embalagens de qualidade é fundamental
As embalagens são parte importante dentro de qualquer ação de marketing e vendas, e o desconto progressivo não é diferente. Não adianta você desenvolver descontos interessantes e entregar os produtos em embalagens mal acabadas e danificadas. Afinal, ninguém gosta de receber o item adquirido dessa maneira. Portanto, invista em embalagens de boa qualidade, assim como as da Fraspaper, empresa líder e referência no setor.
Nossas embalagens possuem design diferenciado e acabamento ímpar no mercado. Desenvolvemos diversos tipos de embalagens, personalizadas e criativas, como caixas, sacolas, cestas, cachepots e displays. Além disso, na Fraspaper sempre trabalhamos em conjunto com os nossos clientes. Isso significa que quem decide os materiais que serão utilizados no desenvolvimento das embalagens é você, conforme suas expectativas e necessidades.
E para garantir ainda mais qualidade, o método de impressão que utilizamos é o mais moderno encontrado no mercado atual. O CTP (Computer To Plate) consiste em uma gravação na chapa de impressão a partir de um arquivo digital. Dessa maneira, a imagem final fica com uma visualização muito mais perfeita.
Não perca mais tempo e garanta lindas embalagens personalizadas para agregar muito valor à sua marca e proporcionar uma experiência diferenciada aos seus clientes. Entre em contato conosco e impulsione o seu negócio.