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Inauguração de loja: 18 ideias para este grande dia

Quem não gosta de inauguração de loja? Para os empresários é um momento importante de início ou expansão de negócios. Para os funcionários, é um novo emprego começando. Para os clientes, é o gerente ficando louco e oferecendo diversas promoções e descontos.

A inauguração é um passo importante para qualquer loja, como diz o bordão: “A primeira impressão é a que fica!”. Porém não podemos negar que o mercado de E-commerce tem crescido nos últimos anos. 

Em 2021, de acordo com o relatório Webshoppers 45 , o setor teve um faturamento de R$182,7 bilhões, alta de 27% em relação a 2020.

Mas o que isso tem a ver com inauguração de loja? Tudo! Essa competição entre lojas físicas e virtuais, transformou o mercado. 

É preciso haver um bom planejamento estratégico para que uma loja se mantenha ativa e a inauguração dela é parte fundamental e precisa ser impactante para o público, bairro e cidade como um todo.

Pensando nessa difícil competição com o virtual, a Fraspaper organizou 18 ideias de inauguração de loja para que você comece essa jornada com o pé direito. Acompanhe a leitura.

18 ideias para inauguração de loja

A partir de agora vamos listar uma série de ideias sobre como preparar e executar uma inauguração de loja perfeita. 

Começaremos falando sobre algumas questões importantes antes do planejamento da festa em si. Depois seguiremos para a estratégia de divulgação. Em seguida falaremos sobre a inauguração em si e, por fim, o que fazer depois.

Antes da inauguração

Antes mesmo de inaugurar sua loja, você precisa realizar alguns procedimentos para que tudo esteja pronto na hora de lançar o estabelecimento.

1.Geomarketing

Antes de tudo é preciso encontrar um local para a sua loja caso você ainda não tenha um. Para isso, o geomarketing é uma ótima opção. 

Ele auxilia na escolha do ponto de venda através do mapeamento e da análise do público-alvo que você quer atingir. Assim você consegue avaliar o potencial de diversas regiões de uma cidade e encontrar o melhor ponto comercial.

2. Persona

Estabelecer a persona do seu negócio é fundamental para entender os seus clientes e conseguir elaborar estratégias de marketing eficientes.

Ela é uma representação fictícia do consumidor ideal dos seus produtos. É baseada em dados comportamentais e características demográficas dos clientes da sua loja. 

Ela vai além de um público-alvo, baseia-se em histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações dos consumidores. 

A criação dela é fundamental na inauguração, pois assim você saberá o que move o seu cliente e constrói a estratégia de divulgação e vendas ideal para atingi-lo em seus anseios.

3. Defina a data de inauguração

Escolher uma boa data é essencial para o início dessa jornada. Pesquise bem a região em que a loja está localizada. Como é o perfil de compra dessas pessoas? Elas preferem sair para fazer compras nos fins de semana ou durante os dias úteis?

Descubra também se há algum evento concorrente para o dia planejado. Prefira datas perto de comemorações como Dia das mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, dependendo da sua loja.

Tudo isso precisa ser bem estudado, coloque todos esses detalhes na mesa na hora de escolher o dia.

4. Otimize seu site para SEO

Agora é preciso trabalhar na construção do seu site. O sonho de todo empresário é que a página do seu negócio seja visualizada pelos clientes. Imagina o usuário procurar um produto no Google e sua loja ser a primeira a aparecer?

Isso é plenamente possível com a implementação de técnicas SEO no seu site. A sigla significa Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca)e é um conjunto de técnicas para otimização para sites, blogs e páginas na internet no geral. 

O objetivo é alcançar bons rankings orgânicos no Google, gerando tráfego, autoridade e leads para o site, além de aumentar o número de clientes e também o faturamento.

Divulgação da inauguração de loja  

Local, persona e dia do evento, tudo estudado e decidido? Então é hora de partir para a divulgação da inauguração. Falaremos agora sobre diversas estratégias para atrair as pessoas.

5. Crie expectativa

Geralmente, pontos de venda precisam de reformas para inaugurações, ou até mesmo serem construídos do zero. Essa é uma boa oportunidade de criar expectativa na população local.

Instalação de propagandas e/ou intervenções artísticas no tapume, criação de áreas de convivência e estratégias para minimizar o desconforto com ruídos. Com isso, você ganha a confiança do público e cria expectativa nele para a loja que está por vir.

6. Promoção de inauguração, descontos e ações sociais

Antes de começar de fato a divulgação, pense em promoções e descontos para clientes no dia da inauguração. Essas ideias serão o carro-chefe dos anúncios, press releases, posts…

Todo o material que você fizer terá que mostrar, além da inauguração em si, as promoções e descontos que serão oferecidos.

Quanto às ações sociais, elas são ótimas ideias e inclusive não devem ser restritas a eventos. O consumidor está cada vez mais antenado e exige das empresas uma preocupação social. Prestar atenção nisso, vai reforçar a sua marca e fidelizar seus clientes.

7. Redes Sociais

As suas redes sociais são ferramentas essenciais para comunicação com o seu público-alvo. Use todo o potencial delas. Invista em post pagos, segmentados e geolocalizados.

É importante estar presente na maior quantidade possível de redes sociais. Isso garante que mais pessoas estejam cientes da inauguração da loja.

Crie eventos nas redes sociais em que isso é possível, como o Facebook. Assim você consegue quantificar de alguma forma as pessoas interessadas na inauguração.

8. Assessoria de imprensa

Os jornais, sites de notícias e blogs ainda têm muito alcance, principalmente em pequenas cidades, onde o rádio influencia a vida das pessoas . E o melhor, muitas vezes atingem pessoas que ainda não foram avisadas da inauguração nas redes sociais.

Mas é fundamental contratar profissionais do ramo de assessoria de imprensa para conseguir divulgar a inauguração nestes canais. Eles saberão onde o seu produto (no caso o evento) se encaixa com o perfil do canal de comunicação e o seu público.

Após a divulgação na imprensa, esses profissionais ainda acompanharão onde realmente foi registrada a notícia da inauguração, apresentando os resultados para você.

9. Influenciadores digitais

São pessoas que contam com muitos seguidores nas redes e influenciam muito nas decisões de seus seguidores. Montar estratégias e parcerias com influencers pode ser uma boa ideia e uma ótima atração para os clientes na inauguração.

Obviamente você precisa estudar qual influenciador melhor se encaixa nos ideais e propostas da sua loja, qual consegue arregimentar o maior número de clientes dentro do seu público alvo e região.

10. Google Ads

Essa é uma ferramenta do Google para criação, publicação e acompanhamento de anúncios. É um ótimo local para propaganda, pois você precisará atingir pessoas que não conhecem a sua loja e não sabem da inauguração.

11. E-Mail marketing

É uma estratégia bem tradicional e não por isso, menos eficiente que as outras. O E-Mail não perdeu relevância para as pessoas, portanto ainda deve ser levado em conta na hora de montar o planejamento de divulgação.

Crie um e-mail para o seu negócio e contrate uma boa ferramenta para envio das mensagens eletrônicas convidando o máximo de pessoas para a inauguração.

O que fazer no dia da Inauguração

Passamos por diversas ideias para a divulgação do evento, então agora vamos ver mais dicas para a inauguração da loja em si. O que fazer no dia: 

12. Layout da Loja

Investir em um visual legal e adequado para o perfil da sua loja, você já sabe que é muito importante. Agora multiplique isso por 10. É assim que deve ser na inauguração. 

É a primeira vez que o cliente vai entrar na sua loja. Ele precisa ser impactado positivamente. Em todos os locais do estabelecimento: vitrines, interior, provadores (se houver), caixas.

Posicione itens mais interessantes próximos da entrada da loja, ilumine bem o interior. Tenha cuidado para oferecer bastante espaço interno. Inaugurações envolvem muitos clientes entrando e saindo da loja, é preciso ter espaço para todo mundo circular.

13. Marketing sensorial

Mais ou menos alinhado com a questão do layout da loja, o marketing sensorial tem como objetivo despertar os cinco sentidos dos clientes, buscando fidelização e empatia.

Ele pode ser sutil, os consumidores podem não perceber, mas com certeza há um impacto inconsciente na experiência da pessoa dentro da loja. Aqui alguns exemplos de ações de marketing sensorial:

  • Realidade aumentada; 
  • Separação de produtos por cores, tipos, tamanhos;
  • Dispensador de aromas pela loja;
  • Música ambiente;
  • Iluminação de destaque em certos pontos da loja.

14. Promova experiência positiva para o cliente

Melhorando o layout da loja, utilizando marketing sensorial, seja qual for a estratégia para a inauguração, certifique-se de promover uma ótima experiência para o seu consumidor. É a primeira vez que ele entrará na loja e a primeira impressão conta muito.

Então desde a entrada, o deslocamento do cliente dentro da loja, o atendimento dos vendedores, até o caixa, tudo precisa estar em sincronia para deixar o consumidor à vontade e satisfeito.

Demonstre profissionalismo e, caso seja o estilo da loja, descontração, assim você conquistará o cliente, fidelizando-o e transformando a loja em um porto seguro para ele voltar sempre que precisar comprar algum produto.

15. Coquetel de inauguração para convidados

Existem certos negócios e lojas que são mais sofisticadas. Se esse for o seu caso, é sempre bom fazer uma programação especial para inauguração. Servir um coquetel para convidados (Amigos, público especial, imprensa, influenciadores…) é uma ótima opção.

Lembre de organizar a loja de modo a receber os convidados, mas sem tirar a identidade da sua marca.

Ofereça canapés, pequenos salgados, finger foods e drinks. Seus convidados estarão em pé, conversando entre si e observando o novo local.

16. Ofereça brindes aos frequentadores

Aqui não importa a sofisticação da sua loja. Brindes são sempre legais de oferecer aos clientes. Podem ser objetos reais ou cupons de desconto para compras também.

É importante que os brindes reflitam a sua marca e a imagem que quer passar aos clientes. Personalizá-los também é uma ótima ideia para lojas menores, aumentando ainda mais a química entre cliente e empresa.

17. Transmissão da inauguração nas redes

Aproveite todo o movimento e a empolgação com a nova loja e faça uma transmissão da inauguração nas redes sociais.

Seja criativo, contrate alguém para guiar a transmissão com entrevistas a diversas pessoas, clientes, funcionários, proprietários durante a live. Essa é uma ótima ideia para gerar engajamento nas redes sociais.

Após a inauguração

Depois do evento, você provavelmente quer saber “Como fomos de inauguração?”

18. Mensure os resultados

Citamos aqui diversas ideias para a sua inauguração, algumas não são mensuráveis, mas outras sim. Isso é importante para que você e a loja trabalhem sempre de maneira orientada e a partir de dados e não de achismos.

Os números conquistados a partir da efetivação das ações vão dizer para você o que deu certo, o que deu errado e quais são os ajustes necessários. Portanto, monitore os dados de cada ação.

Como a Fraspaper pode ajudar você!

Agora que já sabe como planejar uma inauguração de loja, é hora de se atentar com alguns detalhes do seu estabelecimento. Você já tem caixas para envio de mercadoria pelos Correios? Você já tem embalagens para guardar os produtos da sua loja para os clientes?

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