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7 plataformas de e-commerce mais usadas em 2023

Você sabe quais são as plataformas de e-commerce mais usadas? Caso não, você está no lugar certo. Nesse artigo iremos apresentar a definição desse termo e quais são as vantagens de ter uma plataforma para o seu negócio.

Se você está começando agora em um negócio online e levando sua marca para o cenário digital, a plataforma de comércio eletrônico, conhecida como e-commerce, pode impactar positivamente no seu crescimento.

Mas escolher uma plataforma de e-commerce não é tão simples quanto parece. Na verdade, é realmente uma das decisões mais importantes que você precisa tomar para iniciar sua jornada de comércio eletrônico.

Por existir tantas opções no mercado, é necessário avaliar suas necessidades atuais, mas também os seus requisitos futuros. Além disso, compreender seus objetivos e analisar quais são as vantagens da plataforma torna-se extremamente importante nesse primeiro passo.

Para ajudá-lo a decidir qual é a melhor plataforma de comércio eletrônico para o seu negócio, permaneça aqui para continuar a leitura.

O que é e-commerce?

O e-commerce, também chamado de comércio eletrônico, é uma estratégia de negócios. É uma maneira de vender on-line, e vai muito além de ter um site. Ao contrário das vendas off line, que operam em um ponto de venda em um horário comercial, o comércio eletrônico oferece oportunidades de negócios ilimitadas de onde e quando quiser. 

O fator chave é a união do ponto de venda e atendimento ao cliente em um só lugar. Por isso, é impreterível alinhar suas estratégias de negócios em vendas, logística e até mesmo inventário.

Refere-se a todas as atividades on-line que envolvem a compra e venda de produtos e serviços. Em outras palavras, é um método comercial usado por indivíduos que querem fazer compras de forma simples e fácil e, também, por empresas que visam aumentar suas receitas e alcançar clientes movendo seus produtos para a plataforma on-line.

De acordo com a definição, oferece inúmeras vantagens a lojistas e consumidores. Porém, é necessário entender as peculiaridades e estratégias desse modelo de negócio para aproveitar ao máximo o seu potencial.

Como funciona um e-commerce?

Quando você pensa em e-commerce, você instintivamente reconhece dois papéis diferentes: os vendedores, que são pessoas que oferecem bens e serviços. E os compradores, que compram esses produtos. 

A partir da perspectiva do vendedor, o e-commerce é uma estratégia de venda. Desde a identidade visual até a apresentação de produtos e bens. Uma boa análise e planejamento são fundamentais para atrair clientes e alavancar seus negócios. 

Do ponto de vista do consumidor, a praticidade de comprar através da internet, tornou esse processo muito mais simples. Ou seja, é possível adquirir qualquer tipo de produto, desde o conforto da sua casa até qualquer outro lugar.

O e-commerce funciona com os mesmos princípios que uma loja física. Os clientes entram em sua loja de comércio eletrônico, navegam por produtos e fazem uma compra. A grande diferença é que eles não precisam sair do sofá para fazê-lo, e sua base de clientes não se limita a uma área geográfica ou região específica.

Para ter sucesso, precisa ter uma lista abrangente dos produtos e serviços que vende em seu site ou página de mercado. A loja online deve ser simples de navegar, fácil de usar e esteticamente atraente. 

As vantagens do comércio eletrônico

O e-commerce tem muitos benefícios para as empresas. As lojas on-line podem melhorar a experiência do cliente porque fazer compras virtuais é mais fácil e conveniente. Além disso, com baixo investimento inicial e uma ampla gama de ferramentas disponíveis, iniciar um negócio de comércio eletrônico torna-se muito benéfico e acessível para todos.

Existem muitas vantagens do e-commerce, como: 

Custos mais baixos

Iniciar um negócio de comércio eletrônico geralmente é muito mais baixo do que iniciar em uma loja física, pois não precisa pagar aluguel. Não é necessário, de início, contratar funcionários para a empresa, pois um único proprietário pode ser capaz de lidar com a demanda por conta própria até que o seu negócio faça sucesso.

Acessível 24 horas

Diferente das lojas físicas, que devem obedecer o horário comercial, a internet não tem  horário de funcionamento na loja. Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

O site pode receber pedidos sempre dos clientes independente do horário, o que gera mais negócio. Se você gerencia a plataforma de forma correta, certamente não precisará contratar funcionários que fiquem ativos a todo momento.

Alcance de clientes

Uma das principais vantagens do ecommerce é o alcance do cliente, já que não há limitação geográfica. É possível vender para pessoas do mundo, desde de tenha um bom planejamento logístico. 

Análise de resultados  

Através do número de visitantes na loja, clientes cadastrados, pedidos, relatório de carrinhos abandonados, você consegue analisar as estatísticas e criar estratégias de divulgação para aumentar suas chances de venda e a captação de novos clientes.

Conheça as 7 plataformas de e-commerce mais usadas

Imagem de homem mexendo em um app de e-commerce e um computador aberto em e na tela, uma página de loja virtual

Já que você entendeu sobre e-commerce e agora está querendo dar o primeiro passo no seu negócio, listamos as 7 plataformas e-commerce mais usadas para te ajudar nessa missão:

1. NuvemShop

Com mais de 70 mil lojas ativas, a NuvemShop é a plataforma líder na América Latina. A ferramenta oferece uma estrutura completa, segura e estável para criar a sua loja virtual. Além disso, possui planos que atende pequenos, médios e grandes negócios.

A NuvemShop é uma solução digital, com uma variedade de funcionalidades e integrações para marcas que buscam aprimorar suas receitas por meio dos canais de venda e do posicionamento online. 

Possui outros destaques, como a grande variedade de layouts para a personalização da sua loja e a possibilidade de gerenciamento com os melhores intermediadores de pagamento.

2. Tray

A Tray é uma plataforma que possui mais de 15 anos de mercado na área do ecommerce. Com um objetivo simples, ela oferece uma ferramenta bastante completa para negócios de médio e grande porte.

Com recursos especiais de marketing, meios de pagamentos, gestão e atendimento, ela também possui integração com os principais marketplaces.

3. Wbuy

Wbuy é uma excelente plataforma para lojistas que querem disponibilizar seus produtos online. Voltada principalmente para pequenas e médias empresas, ela possui baixo custo e fornece manutenção, atualização de sistema e segurança da loja.

Ela fornece toda a parte de infraestrutura da loja virtual, o que deixa o empreendedor despreocupado em relação a isso, focando somente no gerenciamento do seu negócio. 

4. Loja Integrada

A loja Integrada é conhecida pela sua praticidade de criação. Ela permite que a usabilidade no site seja mais fácil do que outras plataformas no mercado. Simples e intuitiva, essa plataforma oferece domínio próprio, além de trabalhar com diversos planos acessíveis.

Outra vantagem, é que ela tem parceria com os meios de entrega mais populares e disponibiliza layout pronto para facilitar os empreendedores, que podem ser customizados de acordo com os interesses de cada um.

5. Shopify

O Shopify é uma plataforma de e-commerce canadense, conhecida pela acessibilidade e disponibilidade de modelos prontos. 

Fácil de usar, a plataforma disponibiliza recursos para personalização do design e ferramentas de marketing, além de um grau muito alto de segurança.

6. VTEX

A VTEX é muito procurada por lojistas que buscam aumentar sua lucratividade. Ela permite que grandes marcas e varejistas alcancem um time-to-market mais rápido, atinjam seus clientes em qualquer canal e descubram novas áreas de crescimento. 

Por ser uma plataforma com um custo muito alto, é mais indicada para os negócios que já possuam um alto faturamento. A VTEX disponibiliza suporte de processos para diferentes mercados e possibilita a organização de toda a operação em um único lugar. 

7. Woocommerce

O Woocommerce é um plugin do WordPress. Gratuito, ele permite a criação de lojas virtuais a partir de códigos abertos. Nessa plataforma você tem a possibilidade de integrar com os principais meios de pagamento, criar comunicações para cada etapa da jornada de compra e o gerenciamento de toda a loja virtual.

Conhecida por sua facilidade de negócios, ela pode ser utilizada tanto por pequenos quanto por grandes negócios, além de ser simples e prática de construir gratuitamente o seu e-commerce.

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