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Visual merchandising: o que é, qual sua função e 5 exemplos

Com o advento da tecnologia, o que de certa forma torna o mercado cada vez mais competitivo, as lojas precisam aderir estratégias de marketing para atrair e engajar os consumidores. Uma dessas é o chamado visual merchandising, que possui grande impacto nas vendas. 

Entretanto, essa técnica vai além de tornar o espaço da loja atraente.Trata-se de uma forma de comunicação direta com o cliente, procurando tornar a experiência de compra melhor, mais agradável, através da apresentação visual. 

Que tal aprender mais sobre o visual merchandising, uma estratégia bastante utilizada que pode gerar resultados muito positivos para o seu comércio físico? Continue a leitura deste conteúdo que preparamos e entenda mais características dessa técnica, seus objetivos e, no fim, analise alguns exemplos. Está preparado? Então vamos lá! 

Visual merchandising: o que é?

O visual merchandising é uma estratégia de marketing utilizada há bastante tempo por muitas empresas, com a intenção de atrair clientes e maximizar as vendas através do apelo visual. 

É uma técnica que não se restringe a apenas arrumar os produtos de maneira mais atrativa. Ela engloba toda a criação de uma experiência de compra mais envolvente aos consumidores, combinando diversos elementos visuais como iluminação, layout e cores para mostrar a identidade da marca, destacando os benefícios dos produtos. 

Além disso, outro objetivo do merchandising estratégico é ser um guia para o comportamento de compra, ao incentivar o conhecimento de novos produtos, destacando itens que estão em promoção e facilitando a visitação pela loja. 

Com a evolução das tecnologias, essa estratégia se estendeu para o ambiente virtual. A apresentação visual bem desenvolvida para sites e e-commerces, tem grande poder na atração e retenção de clientes. 

Merchandising visual no e-commerce

O merchandising visual no e-commerce também se tornou muito popular e atualmente é algo indispensável. Nas lojas online, transcende a apresentação dos produtos para focar em uma experiência de compra online intuitiva e atraente. 

Isso envolve o design cuidadoso de páginas de produtos, a organização lógica das categorias, o uso estratégico de imagens de alta qualidade e vídeos, além da implementação de filtros de busca e recomendações personalizadas para facilitar a navegação. 

Por meio de layouts otimizados e descrições de produtos bem feitas, detalhadas, em um e-commerce o visual merchandising visa proporcionar a sensação ao cliente de visitar uma loja física. 

Ao alinhar a estética visual com a funcionalidade, os e-commerces podem melhorar significativamente a experiência do usuário, aumentando as taxas de conversão e a fidelidade dos consumidores.

Quais as funções do Visual Merchandising?

Seja para o varejo físico ou virtual, a estratégia do Visual Merchandising desempenha muitas funções essenciais para otimizar a experiência de compra e, assim, aumentar as vendas. Vamos agora apresentar para você, algumas dessas principais funções do Visual Merchandising. 

  1. Comunicação visual: utiliza elementos visuais para comunicar a identidade da marca e as informações do produto, criando uma conexão emocional com os clientes.
  2. Otimização do espaço de venda: o visual merchandising tem a capacidade de  planejar e organizar o layout da loja de maneira eficiente, garantindo que os produtos estejam facilmente acessíveis e bem apresentados.
  3. Estímulo à experiência de compra: proporciona ambientes que estimulam os sentidos dos clientes, oferecendo uma experiência de compra agradável e memorável.
  4. Aumento das vendas: o visual merchandising utiliza técnicas de apresentação de produtos para destacar itens promocionais ou de valor mais alto, incentivando as vendas e a compra por impulso.
  5. Diferenciação da concorrência: ajuda a diferenciar sua loja e seus produtos da concorrência, promovendo um ambiente único de compra.
  6. Fidelização do cliente: ao melhorar a experiência geral de compra, o Visual Merchandising contribui para a satisfação e fidelização do cliente.
  7. Adaptação às tendências: a estratégia também mantém a loja atualizada com as últimas tendências de mercado e preferências dos consumidores, renovando o visual e a disposição dos produtos de maneira regular. 

Cada função dessas é fundamental para desenvolver um ambiente que atraia clientes e os incentive a retornarem para mais compras, crescendo as chances de fidelização e garantindo o sucesso no negócio. 

Como fazer um bom Visual Merchandising?

Gerente de loja passando algumas coordenadas para funcionária, em meio a loja de roupas. Ele é branco, e está vestindo uma camisa social azul e causa preta. Ela é negra e está vestindo um terninho azul, segurando um tablet.

Agora que você já sabe o que significa do Visual Merchandising e seus benefícios, é hora de entender como criar essa estratégia de forma eficaz, que melhore a experiência do cliente, destaque seus produtos e dê mais visibilidade à sua marca. Então, segue algumas dicas valiosas, seja para lojas físicas ou e-commerce. 

Entenda seu público-alvo

Para desenvolver uma estratégia de marketing competente, é crucial conhecer profundamente o seu público-alvo. Portanto, entenda quais são as preferências, necessidades e comportamentos de compra do seu público para criar um Visual Merchandising que fale diretamente a eles.

Crie uma jornada de compra coerente

Em uma loja física, é preciso que você organize a loja de uma forma que guie os clientes por ela, através de uma visita atraente e coerente. No e-commerce, desenhe uma navegação intuitiva que facilite a descoberta de produtos.

Use iluminação estratégica

No varejo físico, essa dica vale para você utilizar a iluminação para destacar os produtos e criar um cenário diferenciado. Já para a sua loja virtual, garanta que as fotos dos produtos apresentados no site estejam bem iluminadas e sejam atrativas. 

Aposte na criatividade para os displays

A criatividade sempre gera atração. E no caso dos displays, pode ser por meio de uma vitrine diferenciada nos pontos de vendas ou imagens e vídeos que sejam atraentes no site. Ou seja, crie apresentações que consigam chamar atenção dos clientes. 

Mantenha as características de sua marca

Desenvolva estratégias para atrair e reter clientes, mas sem esquecer de manter as características que identificam a sua marca. Isso inclui cores, design e até mesmo o tipo de fonte utilizada em todos os seus canais de comunicação. 

Implementando essas dicas, você estará no caminho certo para criar experiências de visual merchandising  eficientes, que atraiam a atenção dos clientes e incentivem a compra em loja física ou virtual, promovendo mais engajamento. 

5 exemplos de visual merchandising bem sucedidos 

1- Apple Store

A Apple Store é conhecida mundialmente por seus produtos com design minimalista e a forma com eles são apresentados, com muita interatividade. As grandes mesas colocadas para a exposição de produtos, permite que os clientes interajam com cada dispositivo, promovendo uma experiência diferenciada e imersiva de compra. Outro ponto comum nos pontos de venda da empresa, é a iluminação focada e o amplo espaço entre os produtos, facilitando a concentração dos clientes nos itens de interesse.

2- Zara

A Zara sempre utilizou pouca publicidade tradicional para divulgar seus produtos. E de fato,uma das maiores empresas do segmento fashion, não desenvolve muitas peças publicitárias online ou off line. Entretanto, seus pontos de venda, espalhadas por shoppings e esquinas de diversos países, sempre se destacaram bastante. São espaços amplos com boa iluminação e disposição de produtos em um local com total aplicação do conceito da marca. 

3- Nike

A gigante do mercado esportivo se destaca por utilizar integração tecnológica em muitas de suas lojas espalhadas pelo mundo, oferecendo experiências personalizadas através de aplicativos móveis e interações digitais. Um bom exemplo é a Nike By You, que  permite aos clientes personalizar calçados em loja com realidade aumentada, melhorando a experiência de compra. 

4- O Boticário

Uma das maiores marcas nacionais de cosméticos, não faz muito tempo que passou por uma otimização no Visual Merchandising. Nessa inovação, as lojas seguem no mesmo padrão de tamanho, porém a estética foi modernizada. Hoje em dia, as lojas possuem telas digitais e tablets para a consulta de produtos. Além disso, a disposição dos itens foi modificada para dar ganharem mais destaque e organização.  

5- Ikea

Uma das grandes empresas de móveis do mundo tem, em suas lojas, um caminho único de compra que guia os clientes através de diferentes ambientes decorados, inspirando e incentivando a compra. Esse tipo de layout contribui para a maximização da exposição dos produtos e traz a ideia de como eles podem ser utilizados pelos clientes, aumentando as vendas. 

A Fraspaper pode potencializar seu Visual Merchandising

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As embalagens da Fraspaper são feitas a gosto dos clientes, pois quem decide os materiais que irão compor a embalagem é você mesmo. Além disso, o nosso método de impressão é o mais moderno atualmente, chamado CTP (Computer to Plate). 

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