FRETE GRÁTIS para São Paulo no mês de abril

Como embalar sua encomenda dos Correios: passo a passo

Sempre que você quiser enviar um objeto, é muito importante protegê-lo de maneira adequada para que nada aconteça com esse produto durante o transporte até o destino final. Portanto chegamos a uma pergunta essencial: como embalar encomenda dos Correios?

O Tipo de embalagem, a maneira de embalar, tudo isso é fundamental para garantir a proteção do produto que precisa ser enviado pelos Correios. É sua obrigação preparar a mercadoria corretamente para que ela chegue ao destinatário em ótimas condições.

Pensando nisso, a Fraspaper decidiu oferecer a você um passo a passo sobre como embalar encomendas para os Correios. Continue a leitura e descubra como!

A importância de embalar de maneira correta sua encomenda

Antes de falarmos propriamente sobre como embalar a sua encomenda, é preciso que você entenda por que é importante proteger o produto durante o percurso até o destinatário.

Digamos que você tenha um e-commerce de eletrônicos. Um cliente adquire um celular da sua loja virtual. Imagina o produto chegar danificado até a casa da pessoa? A incomodação que você terá para resolver esse problema?

São diversos pontos críticos durante o transporte dos Correios em que danos à mercadoria podem acontecer. 

Transições

Esse ponto é aquele em que a mercadoria é retirada de um local e colocada em outro. Por exemplo, da sede dos Correios para um veículo e deste para outro transporte, caminhão ou avião mesmo. 

Nessa hora, mesmo que seja colocada a placa de produto frágil, os funcionários dos Correios podem não ter o cuidado necessário na hora de transicionar o produto de um local a outro e podem arremessá-lo e danificar a embalagem. 

Dentro do transporte

Você sabe muito bem que as ruas e estradas brasileiras estão cheias de buracos e isso pode ocasionar em movimentações bruscas das encomendas dentro dos veículos de transporte, o que também pode danificar um produto que esteja mal acondicionado. 

O mesmo podemos dizer sobre aviões enfrentando fortes turbulências no céu. Qualquer movimento da aeronave pode fazer com que seus bagageiros se mexam abruptamente e avariar as encomendas.

Portanto é fundamental que você condicione e embale o produto de uma maneira segura para que nada aconteça. 

Como embalar caixa para correio

Para garantir que o produto seja enviado pelos Correios com segurança para o destinatário, é necessário saber como embalar sua encomenda.

Confira abaixo o passo a passo que criamos para você aprender a embalar a sua caixa para os Correios.

Limites de dimensões e pesos

Antes de mais nada, você precisa estar atento às especificações. Cada empresa possui seus próprios limites, com os Correios não é diferente. Vejamos agora quais são os pesos e dimensões de cada modalidade de embalagem:

Dimensões de pacote e caixa

  • Comprimento: 15 cm a 100 cm;
  • Largura: 10 cm a 100 cm;
  • Altura: 1 cm a 100 cm.

* em especial a Categoria Mini Envios tem os limites de dimensões: 24 x 16 x 4cm

Lembrando que na soma total das dimensões, o limite mínimo é de 26 cm e o máximo é de 200 cm. Cuidado com essas medidas!

Dimensões de Envelope

  • Comprimento: 16 cm a 60 cm;
  • Largura: 11 cm a 60 cm.

Dimensões de rolos e cilindros 

  • Comprimento: 18 cm a 100 cm;
  • Diâmetro: 5 cm a 91 cm.

Peso

Sobre o peso, os padrões variam entre 300g para Mini Envios até 50kg para PAC, sendo que ambos precisam de contrato prévio com os Correios. Vale a pena verificar, de acordo com a  modalidade escolhida na hora de despachar o seu produto e de acordo com a sua cidade e a cidade do destinatário. As modalidades existentes na data da edição deste post são: Sedex Hoje, Sedex 10, Sedex 12, Sedex, PAC e Correios Mini Envios.

Verifique aqui mais detalhes direto do site dos Correios.

Baixe agora o Guia Técnico dos Correios.

Confira quais são as Proibições e Restrições de envios pelos Correios.

Separe o material a ser usado

Você precisará utilizar alguns materiais para fazer a montagem da embalagem. São eles: 

  • tesoura;
  • caixa de papelão;
  • rolo de papel kraft;
  • fita adesiva;
  • plástico bolha para objetos mais frágeis.

Agora que você já tem todo o material para embalar seus produtos, vamos seguir com os outros passos.

Escolha a embalagem

Agora você precisa definir como irá embalar sua encomenda. As opções mais usadas são papel Kraft e caixas de papelão. Se for um produto que já tem uma embalagem própria, tipo livros ou caixa de sapato, você pode usar o papel para embrulhar por cima da embalagem original.

Fique atento às dimensões mínimas, caso seu produto seja pequeno demais, será preciso encontrar uma embalagem maior.

Mas utilizar papel kraft e papelão pode não ser suficiente. Aqui na Fraspaper temos embalagens e caixas específicas para Correios com fabricação em papel cartão duplex, cartão triplex e micro-ondulado.

Essas opções oferecem uma maior resistência a impactos, arremessos e quedas. Elas suportam um peso considerável, deixando seu produto seguro, mesmo ele sendo pesado. As embalagens e caixas também podem ser personalizadas e sob medida para suas mercadorias. 

Envolva a mercadoria com plástico bolha

Segure a vontade de estourar as bolhas! Essa é uma ótima opção para acondicionar o seu produto dentro da embalagem. Principalmente mercadorias mais frágeis como vidros, objetos de decoração, eletrônicos, perfumes… Envolva o conteúdo com o material e depois fixe com a fita adesiva.

A probabilidade do conteúdo chegar intacto ao destinatário é muito maior. Você pode utilizar papel de jornal também, mas recomendamos fortemente que utilize o plástico-bolha. 

Não esqueça também de sinalizar na embalagem que o produto é frágil. Isso pode fazer toda a diferença para que os funcionários dos Correios tenham maior cuidado ao manusear o pacote.

Coloque o produto dentro da embalagem

Esse passo é muito importante. Ao colocar o produto dentro da embalagem, certifique-se de que ele esteja posicionado da melhor forma possível. 

Por exemplo, você não pode colocar um livro com uma posição enviesada ao formato da caixa. Não faça isso. posicione da maneira correta a mercadoria. 

A caixa precisa ser de um tamanho adequado. Ela não pode ser extremamente justa a ponto do produto deformá-la. Isso pode prejudicar o nível de proteção da embalagem. Também não pode ser grande demais, deixando a mercadoria solta lá dentro. 

Preencha vazios dentro da caixa

Obviamente, não será sempre que você conseguirá encaixar de maneira perfeita o produto dentro da caixa. Portanto é fundamental preencher os vazios dentro da embalagem para que a mercadoria não fique solta e se movimentando.

Existem diversos materiais que podem ser utilizados para preencher esses espaços vazios. Restos do plástico bolha usado anteriormente, papel de jornal amassado, papelão, isopor…

Lacre bem a embalagem

Chegamos ao passo final. De nada adianta você executar os tópicos anteriores se não  fechar a embalagem corretamente.

É essencial que você utilize fitas adesivas para vedar as embalagens em todas as suas aberturas, pontas e emendas. Recomendamos que a fita seja larga. Quanto maior, mais firme o pacote ficará. Faça uma ou duas voltas, no mínimo. 

Ninguém gosta de receber uma embalagem destruída, mesmo que o produto lá dentro esteja inteiro. Isso não é bom para a imagem do seu negócio.

Como a Fraspaper pode te ajudar? 

A Fraspaper fabrica caixas impressas personalizadas 100% recicláveis e produzidas nas dimensões, formatos, espessuras e resistência que atendem as necessidades de cada cliente. Desenvolvemos embalagens individuais em papel cartão duplex, triplex e micro-ondulado em acordo com as normas de sustentabilidade ambiental.

Trabalhamos com os mais variados setores da economia, como calçados, autopeças, alimentícios, medicamentos, brinquedos, eletrônicos, entre outros. Nossas embalagens impressas são ótimas opções para empresas que buscam por embalagens criativas. Nossos produtos trazem novas experiências para seus clientes.

Nossa fabricação conta com diversos tipos e modelos de embalagens com ou sem acabamento diferenciado. Caixas com corte e vinco personalizados com ou sem impressão.

BLOG FRASPAPER