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Embalagens criativas: ideias e 15 dicas para se inspirar

Se engana quem pensa que apenas a qualidade do produto é capaz de conquistar o cliente. Para isso, é preciso ir além e cada detalhe ajuda bastante nessa tarefa. Por isso, investir em embalagens criativas faz toda a diferença. Elas não só proporcionam proteção ao produto, mas ajudam a dar destaque para a sua marca. 

Portanto, as embalagens também fazem parte das estratégias de marketing. Quando bem feitas, caprichadas, enchem os olhos dos consumidores e passam muitas mensagens. Em outras palavras, dão mais personalidade ao seu produto e podem ser fator fundamental para obter sucesso nas vendas. 

Por conta da importância de um bom design de embalagens, nós da Fraspaper elaboramos este artigo com 15 dicas e ideias para você produzir embalagens criativas, surpreender seus clientes e alavancar as vendas. Acompanhe a seguir!

O que significa uma embalagem criativa?

A função básica de uma embalagem, principalmente em vendas on-line, é ser resistente para proteger de maneira eficaz os produtos enviados ao destinatário. Ainda mais quando os itens são enviados pelos Correios

Pacotes comuns cumprem esse papel de proteção e pronto. Geralmente são de papelão ou outro tipo de material, sem nada de diferente. Já as embalagens criativas, além de serem funcionais, oferecem um design inovador, atraente e de encher os olhos dos clientes. 

Por que as embalagens criativas são importantes?

Com o avanço da tecnologia o número de pessoas adeptas às lojas virtuais cresceu muito nos últimos anos. E, com isso, as embalagens se tornaram parte importante da experiência de compra do cliente. 

Conforme uma recente pesquisa, 40% dos consumidores afirmaram que seriam mais propensos a comprarem de uma loja que enviasse as compras em uma embalagem estilo presente. 

Sendo assim, as embalagens criativas são fundamentais para as primeiras impressões dos clientes, proporcionando uma conexão entre consumidor e marca. São, de um tempo pra cá, uma potente ferramenta de marketing que ajuda a construir uma notoriedade da marca e aumentar suas vendas. 

Veja abaixo outros motivos para você investir no design das embalagens. 

Extensão da marca

Para atrair mais clientes, é essencial mostrar os seus produtos, sua marca. E as embalagens podem ajudar bastante com isso. É uma ótima maneira de fazer com que as pessoas conheçam os valores e propósitos de sua marca. Com embalagens criativas, você pode muito bem alcançar mais pessoas além de sua localização e ter a chance de convertê-las em clientes. 

Sua marca na lembrança dos consumidores

Como dissemos anteriormente, uma embalagem criativa faz parte da experiência do cliente. Sendo assim, quanto melhor for a experiência do consumidor, é bem provável que sua marca passe a estar na memória dessas pessoas. E com as embalagens isso não é diferente. 

15 dicas de embalagens criativas para destacar sua marca

Menina de óculos, com uma lampada acessa em cima da cabeça, representando ideia.

Com o objetivo de conquistar novos clientes ou reter aqueles que já são fiéis, apresentamos para você algumas dicas e ideias de embalagens criativas. Acompanhe a seguir e faça com que seu público tenha uma experiência marcante. 

  1. Utilize padrão de embalagens 
Duas embalagens pretas no mesmo padrão

Os padrões de design servem para incrementar e intensificar a visão da embalagem pelo cliente. Passa também a sensação de identidade, organização e qualidade da marca. 

  1. Use todo o espaço disponível

Não tenha receio de usar cada centímetro disponível na embalagem. Um pacote bem decorado passa a mensagem de compromisso com o cliente, capricho e de sofisticação do produto. 

  1. Opte pela simplicidade
Embalagem verde e rosa, sem muitos detalhes, bem clean.

Aquele ditado “menos é mais” vale muito na hora de produzir uma embalagem criativa para os seus produtos. Mesmo que você utilize todo o espaço da embalagem com design, tome muito cuidado para não cometer o erro do exagero. Deixe seu pacote caprichado e forneça todas as informações necessárias de forma clara e objetiva, assim como o rótulo. 

  1. Sempre pense na experiência do usuário 

É a experiência do usuário que será um dos fatores mais determinantes para outra venda ou fidelização do cliente. Portanto, desenvolva as embalagens criativas sempre colocando-a como uma das prioridades. Fazer algo diferente e divertido conta muito nessas horas. Há muitos consumidores que gastam até um pouco mais só para vivenciar uma boa experiência de compra. 

  1. Incorpore as tendências do mercado

A cada ano, muito também por conta das mídias sociais, surgem novas tendências.Mantenha-se atualizado sobre elas e crie embalagens criativas inspiradas nessas modas. Use isso para gerar mais vendas, afinal de contas, as pessoas são muito atraídas pelas tendências.  

  1. Crie algo divertido com eficiência

Não há nada que impeça de você colocar uma pitada de humor em suas embalagens. Aliás, a diversão é uma estratégia que funciona bem para gerar uma experiência aos clientes. No entanto, você precisa aliar a diversão com a eficiência. Ou seja, sua embalagem pode ser divertida, mas também é necessário que seja funcional, agregando valor. Essa combinação bem feita é poderosa na atração de clientes. 

  1. Escolha bem as cores da embalagem
Embalagem azul claro, com desenhos em branco e amarelo bem claro.

As cores que farão parte da embalagem devem ser escolhidas com bastante cuidado. Elas devem identificar sua marca, serem brilhantes para atrair os clientes e fácil para os olhos. O rótulo do produto também deve seguir nessa mesma linha. Ser legível para que o cliente consiga identificar de imediato. 

  1. Complemente o seu produto

Faça com que a embalagem, além de ser criativa, complemente o produto que você está vendendo. Por exemplo, há marcas que vendem produtos alimentícios em embalagens transparentes, fazendo com que os clientes consigam ver tudo o que está sendo vendido. Isso gera credibilidade e honestidade. 

  1. Tenha um diferencial

Muitas marcas produzem o mesmo produto que o seu e a competitividade do mercado é muito alta. Para se destacar diante de tantos competidores, faça o diferente. Tente mostrar o seu produto de forma inovadora. É uma das melhores ações para atrair clientes.

  1. Vá além da ideia básica

O seu produto combina com apenas aquele tipo de embalagem? Tudo bem, mas diante disso não se contente com as ideias básicas. Vá além, desenvolva embalagens mais criativas e surpreenda os clientes. 

  1. Seja moderno
Embalagem preta, com tira amarela forte e um desenho de um animas mitológica como marca d´água

Visuais modernos sempre ganham destaque, e com as embalagens não é diferente. Opte por usar linhas mais limpas, cores simples e fontes não serifadas para ter um design atual, ainda mais moderno e elegante de suas embalagens. 

  1. Faça uso de sua história

Procure colocar a essência de sua marca  em algumas características da embalagem. Se sua marca vende produtos cosméticos feitos com ingredientes naturais e simples, por exemplo, você pode identificar isso em uma embalagem simples, com coloração que lembra terra, tendo até algumas espessuras. 

  1. Dê atenção ao interior da embalagem

Até agora falamos apenas da parte exterior da embalagem, mas não esqueça do lado interno, onde o produto realmente está. Você pode contar alguma história dentro da caixa, combinar cores com os  produtos e , se em uma embalagem vier mais de um item, faça recortes na embalagem para cada um ter seu devido espaço. 

  1. Poucas cores

Em um tópico anterior falamos que você deve escolher muito bem as cores nas quais usar para a sua embalagem. Mas outra dica, dentro desse tema, é limitar sua paleta de cores. Procure elaborar algo não muito colorido, pois desse jeito a embalagem fica poluída, desagradável aos olhos do consumidor e pode confundir com o logo e informações no meio disso tudo. Portanto, uma quantidade pequena de cores deixa sua embalagem mais elegante e clean. 

  1. Prefira ser compacto

Se você conseguir fazer uma embalagem moderna, funcional e pequena, melhor ainda. Quanto mais seu pacote for compacto, mais fácil será de armazenar em casa e transportar. Essa é outra característica que os clientes adoram. 

Entre em contato com a Fraspaper

Podem ser embalagens criativas para roupas, doces, bijuterias e muito mais. Existem diversas possibilidades de você desenvolver pacotes que irão proporcionar uma experiência memorável aos clientes dando destaque à sua marca. Mas para isso acontecer, é fundamental que o material das embalagens sejam de qualidade e de acordo com o seu produto, em tamanho e peso. 

Por isso, é importante você procurar fornecedores de credibilidade no mercado, assim como a Fraspaper. Somos uma empresa referência no mercado, que atua na fabricação de caixas e embalagens nas dimensões e espessuras conforme a necessidade do cliente

Nossas embalagens impressas, excelentes para quem busca criatividade, são capazes de proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes. Atendemos organizações de todos os portes, dos mais variados setores econômicos. 

Entre em contato conosco e conheça mais sobre os nossos produtos. 

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