FRETE GRÁTIS para o Estado de São Paulo

Embalagens sustentáveis: exemplos, vantagens e ideias

De alguns anos para cá, as pautas de sustentabilidade se tornaram prioritárias para inúmeras empresas no mundo inteiro. A utilização de embalagens sustentáveis, para quem vende produtos, é uma das boas maneiras de contribuir em prol dessa causa.

As embalagens sustentáveis são desenvolvidas com matérias primas sustentáveis, que provocam pouco impacto negativo na natureza após o descarte. Portanto, são essenciais para tornar o mundo cada vez mais consciente em meio a tantas questões ambientais. Além de beneficiar o meio ambiente, essa prática pode trazer muitos benefícios econômicos para a sua empresa. 

Quer saber mais sobre o assunto? Venha com a Fraspaper! Através deste artigo, vamos te mostrar muitas coisas sobre o assunto, desde as características das embalagens sustentáveis, vantagens e alguns exemplos de ideias que você pode aplicar em seu negócio. Siga a leitura e não deixe passar nada! 

O que são embalagens sustentáveis?

As embalagens sustentáveis, ou também chamadas de biodegradáveis, são produzidas com materiais totalmente orgânicos e sustentáveis, como papel reciclado, vidro, plástico biodegradável, entre outros. A produção delas tem como principal objetivo buscar a diminuição do impacto ambiental e degradação ecológica. 

Além disso, essas embalagens têm como finalidade reduzir o desperdício, otimizar o uso de recursos e minimizar a emissão de gases de efeito estufa. Elas são desenvolvidas considerando todo o seu ciclo de vida. Isso vai desde a extração de matérias-primas, produção, transporte, uso até sua disposição final.

Sendo assim, em um mundo onde a consciência ambiental está em ascensão, embalagens tornam-se cruciais não apenas para a proteção do nosso planeta, mas também como um diferencial competitivo. Isso porque os consumidores estão cada vez mais inclinados a apoiar marcas que sejam responsáveis ecologicamente.

Quais as vantagens de utilizar embalagens sustentáveis? 

Fazer uso de embalagens sustentáveis é uma ação eficiente de promover os cuidados com o meio ambiente. Por outro lado, essa medida também agrega valor a sua marca e pode atrair mais clientes. Veja abaixo alguns dos principais benefícios da adoção dessa prática. 

Reconhecimento de marca

A adoção de embalagens sustentáveis pode significar um diferencial competitivo, elevando a imagem da marca em um mercado cada vez mais consciente das questões ambientais. Consumidores tendem a favorecer empresas que demonstram responsabilidade ecológica.

Redução de custos

A longo prazo, a utilização de materiais reciclados ou de fontes renováveis pode resultar em economias significativas. Além disso, otimizar embalagens pode significar menos desperdício e, consequentemente, menos custo na produção.

Atendimento a regulações

Muitos países estão implementando leis mais rigorosas sobre embalagens e resíduos. Adotar embalagens sustentáveis pode ajudar empresas a estarem em conformidade com essas regulamentações, evitando penalidades.

Engajamento do consumidor

Embalagens com um design eco-responsável podem criar uma conexão emocional com o consumidor, levando a maior lealdade à marca e promovendo o engajamento através de práticas sustentáveis.

Benefícios ambientais

O uso reduzido de plásticos e materiais não biodegradáveis diminui a poluição, conserva recursos naturais e promove um ambiente mais saudável para as gerações futuras.

Empresas que optam por embalagens sustentáveis não apenas reforçam seu compromisso com o meio ambiente, mas também colhem benefícios tangíveis e intangíveis que impulsionam seu sucesso no mercado.

Quais os tipos de embalagens sustentáveis?

Muitas embalagens sustentáveis, como uma caixa pequena, sacola, talheres e  copos plásticos

Existem muitos tipos de embalagens sustentáveis disponíveis no mercado. Você só precisa entender qual delas é mais adequada para a sua empresa, de acordo com os produtos que sua marca comercializa. Aqui estão algumas opções. 

Embalagens de papel reciclado

Essas embalagens são feitas a partir de fibras de papel já utilizadas anteriormente, contribuindo para a redução da derrubada de árvores e demandam menos energia em sua produção.

Plástico biodegradável

Os plásticos biodegradáveis, ao contrário dos plásticos convencionais, são projetados para se decompor em condições específicas, minimizando a poluição ambiental e o impacto nos ecossistemas marinhos.

Embalagens de vidro

Reutilizáveis e recicláveis, as embalagens de vidro são uma alternativa durável e sustentável, especialmente quando usadas em sistemas de retorno e reabastecimento.

Tecidos orgânicos

As embalagens feitas de tecidos orgânicos, como algodão ou juta, são ideais para produtos secos, e sua natureza reutilizável reduz a necessidade de embalagens descartáveis.

Embalagens comestíveis

Criativas e inovadoras, esses modelos de embalagens são feitos de ingredientes que podem ser consumidos, como algas ou amidos, sendo uma opção principalmente para alimentos.

Embalagens de cera de abelha

Tecidos revestidos com cera de abelha são reutilizáveis e excelentes para conservar alimentos, substituindo os plásticos descartáveis.

Embalagens de bambu

Por crescer rapidamente, o bambu requer menos recursos em comparação com outras árvores. Embalagens feitas dessa matéria-prima são biodegradáveis e têm uma pegada ecológica reduzida. Além disso, apresentam uma estética atraente e natural.

Embalagens de amido

Produzidas a partir de amido de plantas como milho ou batata, essas embalagens são compostáveis e fornecem uma alternativa ao plástico tradicional. Têm a capacidade de se decompor rapidamente, reduzindo o impacto ambiental.

Os modelos de embalagens sustentáveis oferecem às empresas alternativas ecológicas, alinhando a responsabilidade com questões ambientais, demandas de mercado e necessidades dos consumidores.

Qual a embalagem considerada mais sustentável? 

A resposta para essa pergunta não é nada fácil. Isso porque a sustentabilidade das embalagens depende de muitos fatores, englobando características como: ciclo de vida completo do material, o formato do processo de fabricação, transporte, a reutilização e a disposição final.

As embalagens desenvolvidas com vidro, por exemplo, são altamente recicláveis e duráveis, entretanto sua produção necessita de alta energia. Por outro lado, o papel reciclado é biodegradável, mas pode não ser adequado para todos os produtos. Inovadoras e compostáveis, as embalagens de amido são ótimas opções, porém ainda estão em fase de expansão no mercado.

Sendo assim, a escolha do tipo da embalagem sustentável sempre vai girar em torno do objetivo de sua empresa e quanto a embalagem vai acabar impactando positivamente a marca e o meio ambiente. 

Exemplos de embalagens sustentáveis

Como você pôde acompanhar ao longo do artigo até aqui, as embalagens sustentáveis são soluções para provocar a redução da poluição ambiental e desperdício. Além disso, procuram atender às crescentes demandas dos consumidores por práticas sustentáveis. 

Por isso que agora iremos apresentar alguns exemplos de embalagens sustentáveis que você pode utilizar como insight. 

Embalagens de papel reciclado

Exemplo: caixas de cereais feitas a partir de papelão reciclado. A maioria destas caixas pode ser facilmente reconhecida pela cor mais escura e pela textura ligeiramente diferente.

Plástico biodegradável

Exemplo: sacolas de supermercado compostáveis que se degradam em poucos meses sob condições de compostagem, ao contrário dos plásticos tradicionais que podem levar centenas de anos.

Vidro retornável

Exemplo: Garrafas de refrigerantes ou cerveja que, após o consumo, são devolvidas ao fabricante para serem higienizadas e reutilizadas.

Tecidos orgânicos

Exemplo: sacolas de compras feitas de algodão orgânico, frequentemente encontradas em lojas de produtos naturais ou feiras ecológicas.

Embalagens comestíveis

Exemplo: casquinhas de sorvete que, além de serem o recipiente do sorvete, também são consumidas, eliminando qualquer desperdício.

Bambu

Exemplo: Recipientes de cosméticos ou caixas para embalar alimentos secos, como chás ou especiarias, feitos de bambu.

Amido de planta

Exemplo: Talheres descartáveis, pratos e tigelas feitos a partir de amido de milho, frequentemente utilizados em eventos ou locais que adotam práticas sustentáveis.

Cera de abelha

Exemplo: Envoltórios de cera de abelha usados para conservar alimentos como queijos ou para cobrir tigelas e pratos, substituindo o filme plástico.

Alumínio reciclado

Exemplo: Latas de bebidas produzidas a partir de alumínio reciclado, frequentemente marcadas com um símbolo de reciclagem para indicar sua origem sustentável.

Embalagens de sementes

Exemplo: Cartões de visita ou etiquetas feitas com papel incorporado com sementes. Após a leitura, podem ser plantados para dar vida a flores ou ervas.

Marketing verde: sustentabilidade para além das embalagens

Desenvolver embalagens ecológicas é muito importante e traz vantagens ambientais e também econômicas para a sua empresa. Entretanto, as medidas sustentáveis vão além das embalagens. É o chamado marketing verde, prática que adota diversas estratégias de promover produtos, serviços ou práticas ambientalmente amigáveis.

Em um mundo em que a consciência ambiental cresce mais a cada ano, essas medidas são essenciais para o sucesso empresarial e para entender as demandas dos consumidores. Separamos algumas práticas fundamentais do marketing verde. 

  • Produtos sustentáveis: desenvolvimento e promoção de produtos que têm um impacto ambiental reduzido, seja através da matéria-prima, produção, uso ou descarte.
  • Embalagens ecológicas: utilização de materiais reciclados, recicláveis ou compostáveis para embalar produtos, minimizando o desperdício.
  • Eco-certificações: aquisição de selos e certificações ambientais que comprovem a autenticidade das reivindicações ecológicas da empresa.
  • Campanhas de conscientização: promover campanhas que informem e educem os consumidores sobre questões ambientais e como os produtos/serviços da empresa ajudam a mitigar esses problemas.
  • Redução de carbono: adotar práticas que reduzam a pegada de carbono, e comunicar tais esforços ao público.

No entanto, é importante tomar cuidado para não praticar o “greenwashing”, onde empresas exageram ou falsamente alegam ser ecológicas apenas para atrair consumidores. Isso pode causar grandes prejuízos à imagem de sua marca a médio e longo prazo. Ou seja, as suas reivindicações devem ser autênticas. 

A sustentabilidade é fator importante na hora de escolher uma marca, aponta pesquisa 

As ações sustentáveis nas empresas são buscadas por uma grande gama de consumidores. Conforme a pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 75% dos entrevistados afirmou que empresas com responsabilidade ecológica possuem mais chance de conquistá-los como clientes. 

O estudo também mostrou alguns fatores que levam as pessoas a não realizarem a compra das empresas. Nesse contexto, 57% afirmaram que não adquirem produtos de marcas que agridem a natureza e 53% disseram não comprarem de marcas ligadas a casos de agressão ao meio-ambiente. 

Conheça as embalagens da Fraspaper

Que a sustentabilidade é importante em vários aspectos você já entendeu, no entanto, de nada adianta utilizar embalagens recicláveis pouco atraentes e mal acabadas. Até porque, elas são parte importante das estratégias de marketing, representando o primeiro contato dos clientes com a sua marca. Sendo assim, é vital investir em embalagens criativas e com acabamento de primeira linha, como as desenvolvidas pela Fraspaper, empresa referência no setor. 

Nossas embalagens, além de serem fabricadas somente com matérias-primas vindas de ações ecológicas como o reflorestamento, são totalmente personalizadas, criativas e com design único. Outro ponto é que uma de nossas grandes características é fazer de tudo para proporcionar o melhor à sua marca. Por isso, desde o primeiro estágio de criação, trabalhamos em conjunto com  nossos clientes. Significa que é você quem decide com qual material a sua caixa será produzida. 

Como estamos sempre atentos às novas tecnologias, na Fraspaper o fotolito é coisa do passado. Utilizamos o método mais moderno de impressão existente no mercado atualmente, o CTP (Computer To Plate), deixando o trabalho ainda mais qualificado.

O que está esperando para garantir embalagens de excelente qualidade para agregar valor a sua marca e levar uma experiência diferenciada aos seus consumidores? Entre em contato conosco agora mesmo! Produzimos caixas, sacolas, cestas, displays e cachepots para um infinidade de produtos. Não perca mais tempo para impulsionar suas vendas!

BLOG FRASPAPER