FRETE GRÁTIS para o Estado de São Paulo

Impressora de pedidos: qual devo comprar para o meu restaurante?

Muitos bares e restaurantes perdem clientes por falta de organização e agilidade em seus processos. Além de implantar um sistema de gestão eficiente, investir em uma impressora de pedidos é algo que reduz bastante erros, prejuízos e faz com que a experiência do consumidor seja melhor. 

Com a impressora de pedidos, o processo de atendimento de seu estabelecimento alcança outro patamar. Assim que o pedido é feito para o garçom ou de maneira digital, basta apenas um clique para chegar até a cozinha. Ou seja, o negócio ganha muito em rapidez.

No entanto, é preciso bastante pesquisa e cuidado para adquirir uma impressora de comandas. Até porque, é um equipamento essencial para a evolução de seu negócio e que muitas vezes requer um alto investimento. Então, como saber qual é a melhor impressora de pedidos para cada tipo de negócio?

É por isso que elaboramos este conteúdo. Através dele, vamos ajudar você a escolher de forma mais assertiva a impressora de pedidos que seja útil para as demandas de seu estabelecimento. Continue a leitura e tire essa dúvida! 

Por que investir em uma impressora de comandas?

Mulher sorrindo e atrás dela muitos produtos de confeitaria.

O motivo para você utilizar uma impressora de comandas ou pedidos é, basicamente, a otimização de tempo que facilita o trabalho de sua equipe. O serviço fica mais ágil e não causa insatisfação dos clientes. Em outras palavras, essa ferramenta leva melhorias aos processos, elevando o desempenho de seu negócio. 

Além disso, pedidos anotados à mão podem ser perdidos ou ser de difícil compreensão para os funcionários da cozinha, deixando o fluxo mais lento. E mesmo que essas situações não ocorram, o pedido só chega para a produção após o garçom concluir seus atendimentos.

Portanto, aposente a caneta e o bloquinho de uma vez por todas. Tenha uma ferramenta que dê mais dinamismo e qualidade no serviço. 

Acompanhe abaixo outras vantagens proporcionadas por esse investimento.

  • Evita pedidos errados: Por simplificar a visualização das informações, a produção na cozinha fica mais rápida e erros de pedidos são evitados. 
  • Diminui o tempo de preparação: Como a impressão dos pedidos é feita diretamente na cozinha, o preparo fica mais ágil, aumenta a rotatividade no estabelecimento e o faturamento cresce.
  • Evita erros na conta: Muitos estabelecimentos fazem o fechamento da conta usando calculadoras, fazendo com que o processo fique mais lento, podendo haver erros e gerando insatisfação dos clientes.

Como pode funcionar o fluxo utilizando impressoras de pedido

Você já sabe que os fluxos, através da utilização das impressoras de comandas, ficam menos burocráticos. No entanto, como projetar esse processo de forma que realmente proporcione o resultado desejado? Veja abaixo como você pode fazer isso. Mas primeiro, para fins comparativos, vamos descrever um cenário em que um estabelecimento faz uso da impressora.

Fluxo sem impressora de pedidos

Muitos bares e restaurantes ainda lidam com este cenário, que é o pior. Nele, os pedidos são anotados em algum bloquinho pelo garçom, que depois de terminar seus atendimentos, leva até a cozinha. Erros de pedidos são comuns nesse processo, pois o não entendimento da letra e perda de anotações levam a isso. 

Outro problema é que o fechamento da conta é realizado manualmente, em que o cliente não recebe nenhum tipo de documento para conferir a conta. Ou seja, é um sistema suscetível a erros e que causa muitos transtornos e prejuízos.

Fluxo com uma impressora de pedidos

Essa é a escolha de grande parte dos estabelecimentos pequenos ou que inauguraram a pouco tempo e ainda não possuem uma grande demanda. 

Aqui, há uma impressora, geralmente localizada no caixa, utilizada para fechar as contas, impressão de cupons ou até mesmo para o fluxo de produção. Mas como a ferramenta fica na parte do caixa, quando imprime algum pedido, alguém que está no caixa precisa levar essa comanda até a cozinha. 

Fluxo com duas ou mais impressoras

Esse é o melhor cenário para os funcionários e também o mais produtivo. Nesse caso, o estabelecimento tem uma impressora na parte do caixa, para fechamento e impressão de cupom do cliente, e em alguns pontos estratégicos definidos pelo gestor. Pode ser na cozinha, no bar ou em alguma outra parte que seja favorável ao fluxo. Dessa forma, quando o pedido é feito pelo garçom, ele é impresso direto nesses lugares. 

Com a impressora, a cozinha recebe diretamente o pedido e já começa a produzi-lo. Quando terminado, algum sinal é emitido ao garçom que pega o prato e leva até a mesa.

Sendo assim, as impressoras não só melhoram a organização e, por consequência o atendimento, como também geram mais lucro para a sua empresa. Porém, muitos empresários se perguntam qual tipo de impressora investir. É o que veremos no decorrer deste artigo. 

O que é impressora de pedidos térmica?

Antes de pesquisar qual impressora adquirir, é interessante entender um pouco sobre a diferença entre as antigas impressoras e as chamadas térmicas. Até mesmo para você evitar algumas dúvidas na hora da compra. 

As impressoras mais antigas, as matriciais, ainda existem para vender, entretanto estão caca vez mais em desuso. Isso porque, elas não são compatíveis com uma série de softwares modernos, possuem poucas opções de configuração e, além disso, precisam de tinta para funcionar. 

Já as impressoras térmicas têm muito mais tecnologia. Possui esse nome porque o papel utilizado é do tipo termocrômico, ou seja, a parte da escrita é “queimada” para justamente evitar a utilização de tinta. Por isso são consideradas as melhores impressoras para bares e restaurantes. 

Sendo assim, com as térmicas você ganha em agilidade no fluxo de trabalho e de quebra economiza, pois não precisa comprar toner de tinta. Aliás, outra vantagem é o tamanho delas. As impressoras térmicas são menores, portanto não ocupam muito espaço. 

Os tipos de impressoras para pedidos

Dentro da modalidade de impressoras térmicas, as mais modernas e por isso mais presentes no mercado, existem dois tipos delas. São as fiscais e as não fiscais.Veja as diferenças entre elas. 

Impressora térmica fiscal

Esse modelo de impressora permite a impressão de notas fiscais e armazena em sua memória fiscal a movimentação das vendas para o Fisco. Por conta dessa funcionalidade, esse tipo geralmente é mais caro. E antes de adquirir uma, tenha certeza de que os sistemas que você utiliza ou pretende usar são compatíveis com a máquina. 

Impressora térmica não fiscal

Ao contrário do outro modelo, geralmente esse tipo de impressora não emite nota fiscal, sendo a melhor opção para utilizar na produção de pedidos. Elas são compatíveis com praticamente todos os sistemas e aplicativos de delivery. 

Mas mesmo que não tenha memória fiscal, as não-fiscais também podem fazer emissão de nota fiscal. Isso depende do sistema que é utilizado. É por isso que reiteramos: sempre analise a compatibilidade de seu software antes de comprar o equipamento. 

Quais os melhores modelos de impressoras de pedidos para bares e restaurantes?

Agora que você já sabe as vantagens de ter impressoras de pedidos no seu estabelecimento e as diferenças entre os tipos, é a hora de saber quais os modelos  mais apropriados para bares e restaurantes e que darão bons resultados ao seu negócio. Acompanhe nossas sugestões sobre os modelos mais usados atualmente!

Impressora Bematech MP4200

A marca Bematech é muito reconhecida no mercado e a empresa tem sua produção nacional. O modelo MP4200 é compatível com cabos de rede e placas de conexão sem fio. Essa característica é muito vantajosa, pois possibilita que você configure a máquina através de sua rede interna. 

É um modelo ótimo para estar na cozinha, mas também para emissão de notas fiscais. 

Impressora Elgin I9

Essa impressora é bem versátil e tem três diferentes opções para conexão. São essas: USB, USB + Serial ou USB + Ethernet. 

A máquina também vem com um software gratuito para edição e personalizar cupons de senha. 

Outras impressoras bem utilizadas em bares e restaurantes hoje em dia são:

  • Elgin i7
  • Diebold
  • Sweda
  • Epson

Esses modelos são compatíveis com grande parte dos softwares mais usados hoje em dia. Mas lembrando que sempre é bom verificar essa questão da compatibilidade da máquina com o sistema, para que você não invista em um aparelho que não irá funcionar com o software que você utiliza. 

O que é preciso para usar as impressoras de pedidos?

Homem mexendo no computador, sorrindo para a clientes e enviando pedido para a impressora

Para usar a impressora de comandas, é imprescindível que você tenha um computador , mas precisa ser aquele espetacular. E caso o seu estabelecimento seja de pequeno porte, um notebook com funcionalidades comuns já vai resolver, além de ocupar menos espaço.

Ter uma boa internet também é essencial para o melhor funcionamento do processo. Afinal de contas, é necessário que os pedidos cheguem rápido até a cozinha.

Sendo assim, não é necessário grandes tecnologias para que a impressora funcione bem e apresente muitas vantagens ao seu negócio.

Eleve o seu negócio com diferencial dos produtos Fraspaper

As impressoras para pedidos, como você pôde ler no decorrer deste conteúdo, trazem muitos benefícios aos estabelecimentos alimentícios, gerando um fluxo de atendimento mais rápido e eficiente. Trata-se de um investimento fundamental. 

Embora seja uma boa parte do sucesso, não é apenas o investimento nas impressoras que vai fazer o seu negócio prosperar. É um conjunto de fatores, e um dos pontos relevantes é apresentar o seu produto em uma embalagem bonita, criativa e funcional para os consumidores. 

Para isso, invista em uma empresa de credibilidade no mercado, que vai oferecer segurança e resultados a você, como a Fraspaper, considerada a melhor fabricante de caixas personalizadas em pequenas e médias tiragens.

A Fraspaper apresenta muitas soluções criativas e inovadoras para a personalização de caixa,  sacola, cestas, displays ou cachepots para a sua marca. Desenvolvemos caixas para muitos produtos alimentícios, como pizza, salgados, tortas, culinária oriental

e muito mais.

Nossas embalagens são de qualidade ímpar, com design e acabamento diferenciados, garantindo muito mais segurança durante o transporte, sem deixar que seu item seja danificado. 

Também utilizamos um processo de impressão altamente tecnológico, o CTP (Computer To Plate), em que não é necessário o uso de fotolitos e deixa as imagens finais com muito mais qualidade na resolução. 

Além disso, você escolhe o material que será feito a caixa, dimensão e peso. Tudo de acordo com as suas necessidades. A Fraspaper também é uma organização responsável ecologicamente. Pensando no futuro das próximas gerações, trabalhamos apenas com matérias primas 100% recicláveis. 

Está esperando o que para agregar ainda mais qualidade aos seus produtos e ter maiores chances de fidelizar clientes? Entre em contato conosco, fale com nossa equipe e veja as nossas soluções para você! 

BLOG FRASPAPER