FRETE GRÁTIS para São Paulo no mês de abril

Qual a importância da reciclagem para o meio ambiente?

Muitas notícias nos últimos anos, dão conta de que a quantidade de lixo produzida por inúmeras atividades gera impacto negativo para o meio ambiente em âmbito mundial. Mas diante desse cenário, você realmente sabe qual é a importância da reciclagem?

Em resumo, reciclar é uma ação contínua de coleta, importante tanto para as pessoas quanto para a natureza. A Reciclagem ajuda a conservar muitos recursos naturais como, por exemplo, águas, minerais e madeiras. E dessa forma, auxilia na redução de necessidade de extrair novas matérias-primas, gerando mais economia. 

Ou seja, quanto mais a sociedade tiver a conscientização de fazer a reciclagem, terá menos poluição e por consequência, a diminuição da emissão de gases que formam o efeito estufa, um dos causadores da oscilação climática. Além disso, o custo com limpeza urbana é reduzido. 

Quer saber mais sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente? Então continue a leitura deste conteúdo que preparamos. Através dele, você vai entender tudo sobre o tema. Acompanhe a seguir!

A importância da reciclagem

A reciclagem é caracterizada por ser o reaproveitamento de resíduos para a produção de novos produtos, dentro de um processo. O procedimento tem como seu principal objetivo a diminuição de resíduos e inserir a sustentabilidade na sociedade mundial a partir dos chamados 3 Rs, que são: reciclar, reutilizar e reduzir. 

Portanto, reciclar é fundamental para termos uma sociedade cada vez mais sustentável. Além de todos os benefícios que já citamos, proporcionados pela reciclagem, existem outros tantos, que inclusive impactam na economia, como:

Exemplo para as futuras gerações

Como citamos anteriormente, a reciclagem é importante para desenvolver uma conscientização coletiva de sustentabilidade. E isso influencia as gerações mais novas. Ou seja, é fundamental que as crianças sejam educadas e cresçam em um ambiente que essas ações sejam algo comum. Mas para que isso ocorra, é preciso estimular esse comportamento e as mudanças de hábitos da população. 

Oportunidade de empregos

Outro ponto de destaque, é a geração de empregos que os trabalhos de reciclagem proporcionam. Conforme a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública) , a partir da implantação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), em 2011, a quantidade de empregos aumentou no setor. O crescimento nesses últimos anos  foi de 17% , com aproximadamente 48 mil postos de trabalhos criados. 

Redução do volume de lixo

Partindo do princípio que a quantidade  de lixo no planeta venha a crescer cada vez mais com o passar dos anos, a reciclagem assume um papel importante diante desse contexto, visando a diminuição de resíduos. É uma solução mais viável para analisar e decidir o que realmente precisa ser descartado. Dessa maneira, vários materiais como garrafas pets e papel podem servir de matéria-prima para novos objetos. 

Modificação dos hábitos de consumo

A importância da reciclagem também pode ser refletida na mudança dos hábitos de consumo. Nesse sentido, há muitas empresas que adotam medidas em prol do meio ambiente, como por exemplo, a estratégia do reúso. Um dos grandes exemplos disso são as garrafas retornáveis, que podem voltar ao mercado e ter a mesma função, colaborando com a reciclagem e as boas práticas do consumo. 

Contribui para a limpeza das cidades

Por conta do crescimento de ações voltadas para a reciclagem nos últimos anos, hoje em dia existem muitos caminhões destinados a realizar apenas o recolhimento e transporte de materiais recicláveis. Sendo assim, podemos concluir que a reciclagem também impacta positivamente na limpeza das cidades. 

Implica na redução de contaminação da água

A reciclagem também diminui a contaminação da água. Isso porque, reduz a quantidade de lixo que são destinados aos aterros sanitários e, assim, corroborar com a diminuição do chorume, substância gerada a partir da decomposição do lixo, capaz de contaminar a água. 

Quais os materiais que podem ser reciclados?

Agora que você já sabe a importância da reciclagem e seus benefícios, veja quais são os materiais que podem passar pelo processo de reciclagem. Acompanhe! 

  • Alumínio: Latas de cerveja, refrigerantes e alimentos em conserva. Mas sempre é bom checar a embalagem, pois algumas latas são feitas de outros materiais que não podem ser reciclados. 
  • Plástico: Garrafas de refrigerante, sucos, sacolas de supermercado, pasta de dente, embalagem de xampu, produtos de limpeza, brinquedos, canos e tubos. 
  • Papel e papelão: Aqui só não podem estar sujos ou engordurados
  • Vidro: Qualquer estilo. 

Mas  ressaltando: é preciso tomar alguns cuidados na hora de separar esses materiais para que possam ser reaproveitados. Plásticos e vidros, por exemplo, precisam ser lavados para que nenhum resto de outro produto permaneça. No caso dos metais, eles podem ser esmagados para deixar mais fácil o transporte. 

A reciclagem no Brasil

Apesar dos serviços de reciclagem contribuírem para a geração de empregos nos últimos anos no Brasil, o país ainda engatinha no setor. Segundo dados da Abrelpe, o índice brasileiro de reciclagem é de apenas 4%. 

Países na mesma faixa de renda, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia apresentam esse índice em média de 16% de reciclagem, conforme a ISWA (International Solid Waste Association). 

Já em comparação com as nações mais desenvolvidas, o caminho fica ainda mais longo para percorrer. A Alemanha, um dos países que mais recicla hoje em dia, tem  o índice chegando a 67%. 

A mesma pesquisa ainda mostrou que cerca de 74% dos municípios do Brasil contam com um sistema de coleta seletiva, porém de maneira muito primária. Além disso, a Abrelpe divulgou que 1.500 cidades ainda não têm coleta seletiva. 

Invista em uma empresa sustentável 

 Hoje em dia, mais do que nunca, é necessário que as organizações invistam em ações sustentáveis, que corroborem com a preservação do meio ambiente. Para isso, há diversas formas. Uma delas é utilizando caixas e embalagens feitas com materiais 100% recicláveis, como é o caso do papel e do papelão. 

A Fraspaper, indústria de caixas personalizadas que atende empresas de todos os portes e segmentos, oferece as melhores soluções para você. Nós fabricamos caixas totalmente recicláveis na dimensão, espessura e resistência para atender o seu tipo de produto. Pode ser com papel cartão duplex, triplex e papelão micro ondulado. Garantimos que todos os resíduos de papel e papelão da produção são destinados à reciclagem. Confira em nossas redes sociais.

Além disso, nossas embalagens impressas são criativas e proporcionam uma experiência diferenciada aos clientes. Para saber mais sobre os nossos produtos, entre em contato conosco e fale com um de nossos atendentes. 

BLOG FRASPAPER