FRETE GRÁTIS para São Paulo no mês de abril

Como tirar fotos de roupas para vender: 7 dicas essenciais

Não importa se você um lojista, um proprietário de e-commerce ou simplesmente um vendedor amador de roupas, com certeza sabe a importância de mostrar o produto nos sites e redes sociais. A pergunta é a seguinte: como tirar fotos de roupas para vender?

Suas mercadorias devem estar visíveis e disponíveis para compra em diversas plataformas, por isso tirar boas fotos das roupas que você vende é essencial para o sucesso do seu negócio.

Pensando nisso, a Fraspaper montou uma lista com 7 dicas fundamentais sobre como tirar fotos de roupas para vender. Vem conosco que vamos explicar tudo. Acompanhe a leitura!

Por que investir em fotos no e-commerce e nas redes sociais?

Parece uma pergunta óbvia, mas é sempre bom frisar o quanto importante é mostrar o produto que você vende, principalmente se estamos falando de roupas. O vestuário é algo extremamente visual.

Você pode comprar uma TV sem vê-la. Tendo as medidas dela, a ficha técnica, é plenamente possível comprar sem precisar ver foto alguma dela. 

Roupa é diferente, você pode ter as medidas, o material de fabricação e mesmo assim não irá comprar às cegas. Além disso, quanto melhor exposto o produto, qualidade da foto, iluminação, enquadro, maior é a chance da pessoa gostar da roupa.

Portanto, é essencial tirar fotos de qualidade, seguindo os diversos detalhes que mostraremos a seguir e que são extremamente importantes para a persuasão do cliente em potencial.

Você precisa de um fotógrafo profissional?

Depende. Você tem um e-commerce pequeno e quer crescer, já tem um site de vendas de roupas bem estabelecido ou é um vendedor autônomo?

Tudo depende do quanto você pode e quer investir nas fotos. O melhor a se fazer com certeza é contratar um fotógrafo profissional. Ele tem todo um conhecimento específico que vai ajudar muito nas fotos e consequentemente nas suas vendas. 

Mas ninguém é obrigado a isso e às vezes a pessoa realmente não tem dinheiro para essa contratação. Com as dicas que daremos agora, você conseguirá tirar boas fotos para vender as suas roupas.

7 dicas de como tirar fotos de roupas para vender

Existem diversas questões a serem analisadas na hora de produzir uma boa foto para vender roupas. Separamos os 7 pontos mais importantes para você prestar atenção. Veja agora quais são eles:

Público-alvo

Antes de entrarmos na parte técnica da fotografia, é preciso estabelecer algumas coisas. Para quem você está vendendo as suas roupas? Quem são os potenciais clientes da sua loja, e-commerce, brechó…? O que eles gostam de vestir?

Por exemplo, se você vende roupas de grife para mulheres, ternos para homens, pessoas com estilo mais conservador, talvez seja necessário investir em uma produção fotográfica mais profissional e clássica.

Agora, se o seu público for mais jovem, suas roupas mais descoladas, então você pode investir em uma pegada mais amadora na hora das fotos.

Descubra o melhor formato

As suas imagens precisam estar adaptadas ao tipo de tela em que elas irão ser vistas pelo seu público-alvo.

Caso as fotos sejam postadas no instagram, elas precisam ser quadradas para se encaixarem no formato dessa rede social. Se as imagens forem colocadas no seu site próprio elas podem ter outros tamanhos.

Mas sempre estude em qual dispositivo os seus clientes buscam seus produtos e tente adequar as fotos a estes formatos? Computador, tablet, celular… 

Decida a forma de fazer a foto

É muito importante que você decida como você vai mostrar as roupas para seu público. Existem algumas opções para isso:

Modelo

Vestir a roupa em modelos é o ideal para quem quer gerar identificação no cliente, pois isso possibilita que este veja o caimento das roupas em um corpo.

Você pode contratar modelos caso esteja investindo em uma produção mais profissional.  Será preciso desembolsar o cachê. Se o seu orçamento é curto, nada impede que os modelos sejam pessoas conhecidas, amigos, familiares…

Cabide

É uma opção simples e prática para quem não tem muito dinheiro para investir. Porém, é necessário ressaltar que fotos em cabide tendem a ser menos pessoais aos olhos de qualquer público, pois não reproduzem o formato do corpo humano.

Manequim

É um meio termo entre o uso de modelos e cabides. Tanto em questão de investimento quanto na questão da pessoalidade.

Enquanto os modelos são mais caros, os cabides são mais baratos que o manequim. E apesar de não serem fotos mostrando seres humanos, o formato dos manequins se assemelha ao corpo pelo menos.

Foto em superfície

É uma técnica  que atrai bastante o público de redes sociais, por exemplo. As roupas são fotografadas em superfície plana. São feitas em ângulo superior, podendo incluir acessórios.

Preste atenção na superfície. Não utilize o chão diretamente, a não ser que ele esteja bem limpo. Você pode usar um tapete, lençol, mas cuide para que sejam de cores neutras para não chamarem atenção.

Prepare o ambiente

Prepare um ambiente legal onde as fotos serão tiradas. Ao ar livre ou em local fechado? 

A primeira opção é ótima para fotos com modelos, mas você precisa estar ciente de que não terá muito controle da iluminação (Falaremos sobre isso também). 

Em local fechado é preferível que você use paredes lisas, sem muitas distrações para que a foto seja focada inteiramente no produto. O ideal é que tudo seja produzido em um estúdio, mas isso requer um investimento. 

Ajuste a iluminação

A iluminação é muito importante para tirar fotos de roupas para vender. Como falamos anteriormente, em ambientes externos você precisará estar atento à qualidade da luz natural do dia.

Se você for fotografar as roupas em modelos, indicamos que seja aproveitada a luz natural do ambiente externo. Caso não seja possível fotografar na rua, em ambiente externo, será necessário usar equipamentos de iluminação. 

O ideal em casos de ambientes internos, é que a fonte de iluminação seja posicionada em um ângulo de 45º em relação à roupa.

Caso você não tenha recursos financeiros para equipamentos de iluminação, será preciso ser criativo na hora de iluminar os produtos.

Tenha um equipamento adequado

A maioria dos celulares de hoje em dia já possuem uma boa resolução para fotos de roupas para vender. Uma câmera a partir de 13MP já é suficiente.

Porém, se você puder comprar uma máquina fotográfica, será necessária uma câmera DSLR, que possui um sistema interno de espelhos.

Se você quiser ir além da máquina e ser o mais profissional possível, então deverá comprar tripés e softboxes (é um refletor que proporciona luz suave).

Dê importância à edição

Depois de tirar as fotos, o trabalho não terminou. Agora é hora de editar as fotos. Para isso, você pode usar filtros, como esses de redes sociais, ou utilizar softwares pagos ou gratuitos para editar as fotos.

Adobe Photoshop

É a melhor opção para editar fotos no computador. Através dele, você pode fazer uma infinidade de edições. O único porém é que se trata de um software pago e é necessário treinamento para utilizar essa ferramenta.

Adobe Photoshop Express

A Adobe criou uma versão grátis do photoshop para dispositivos móveis. O Express possui diversos recursos presentes na versão para computadores, mas muitos filtros são bloqueados somente para assinantes. Ele está disponível para download em sistemas Android e iOS.

Pixlr

O Pixlr é um ótimo editor de fotos no celular. É muito útil para pessoas sem experiência com edição de imagens. Possui um sistema intuitivo e fácil de usar. É ideal para quem precisa de uma boa edição, mas que não pode pagar por isso. O app está disponível para download em sistemas Android e iOS.

Gimp

O Gimp é uma opção grátis para computadores. É a ferramenta mais profissional que você pode encontrar em PCs. Não perde muito do photoshop em recursos e é uma ótima opção para quem tem um orçamento menor.

Fotografou, vendeu e agora?

Agora que você já viu 7 dicas sobre como tirar fotos de roupas para vender e obteve sucesso nas vendas do seu e-commerce profissional ou amador, é horar de enviar as roupas para seus compradores.

Aqui na Fraspaper fabricamos diversos tipos de caixas, sacolas, embalagens… tudo personalizado e 100% reciclável. Produzimos nas dimensões, formatos, espessuras e resistência que atendem todas as suas necessidades.

Além disso, veja nosso guia sobre como embalar encomenda para os Correios aqui.

Entre em contato conosco e veja todos os nossos produtos.

BLOG FRASPAPER