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Logística reversa dos Correios: o que é e como fazer?

A logística reversa dos Correios é extremamente importante para todo e-commerce. Garantir trocas e devoluções ágeis dos produtos vendidos pela internet é um grande desafio para as lojas virtuais.

Esse serviço ajuda o e-commerce a manter a satisfação dos seus clientes, evitando dores de cabeça quando a devolução de produtos é necessária. Ninguém quer ver o consumidor chateado, não é mesmo?

A logística reversa dos Correios é uma ótima ferramenta para o seu e-commerce, nesse artigo iremos explicar o que ela é e como ela funciona. Acompanhe a leitura!

O que é a logística reversa dos Correios?

O cliente comprou um produto no seu e-commerce e o recebeu sem problemas. É sinal de uma venda concluída com sucesso, não é mesmo? Talvez não!

Em algumas situações, o consumidor precisa devolver o produto adquirido. Isso requer que a sua empresa tome medidas para tornar este processo o mais eficiente possível. Para resolver essas situações há um recurso muito popular no comércio eletrônico: a logística reversa dos Correios.

Ela é um serviço de devolução e/ou troca de mercadorias oferecido pelos Correios. É muito utilizado pelas lojas virtuais. Chama-se de logística reversa o processo que permite que os produtos enviados ao consumidor retornem facilmente até a empresa quando necessário. 

A logística reversa permite ao consumidor enviar um produto de volta ao lojista sem pagar nada. O valor da reversão é pago pelo vendedor.

Segundo os Correios, o serviço de logística reversa geralmente acontece quando os artigos não atendem às necessidades do cliente ou são entregues com defeitos, em outros modelos, cores e/ou tamanhos.

A logística reversa dos Correios é importante porque, segundo as leis do comércio eletrônico, o consumidor tem no máximo 7 dias corridos a partir da entrega da encomenda para devolver o produto. 

Qual a importância da logística reversa dos correios?

O serviço permite que o lojista ofereça uma experiência de devolução sem estresse para o consumidor. Isso contribui para a satisfação e fidelização do cliente, podendo torná-lo um promotor da marca. 

Uma experiência positiva na compra e na troca pode fazer o cliente indicar a empresa de maneira orgânica para familiares e amigos. Investir nessa solução é potencializar a experiência do consumidor e desenvolver um diferencial competitivo contra a concorrência.

Quem pode utilizar a logística reversa dos correios?

Qualquer pessoa ou empresa pode utilizar a logística reversa dos Correios, desde que respeite as normas e procedimentos estabelecidos pela empresa. A logística reversa dos Correios é um serviço disponível para a devolução de produtos, embalagens ou materiais que não foram entregues ou que precisam ser retornados para remetentes ou destinatários. 

Para utilizar esse serviço, é necessário fazer uma solicitação prévia nos canais de atendimento dos Correios e seguir as orientações fornecidas pela empresa. Além disso, é importante verificar se o produto a ser devolvido é elegível para o serviço de logística reversa dos Correios, pois alguns produtos podem ter restrições ou exigências específicas.

Quando o cliente pode devolver a compra?

O cliente não precisa ter um motivo específico para devolver uma compra. Se o produto for devolvido em perfeito estado, dentro do prazo estipulado, esse processo não pode gerar sanções ou descontos para a pessoa.

Existem situações onde essa devolução não é possível, como os casos onde o cliente compra um produto personalizado exclusivamente para ele. Nesses casos, como aquele produto não poderá ser vendido para outro cliente, não é válida a devolução por conta de arrependimento. Obviamente, os casos onde o produto está com defeitos, a troca deve ser efetuada.

Segundo o artigo 49, do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de se arrepender da compra no prazo de 7 dias a contar do recebimento do produto ou serviço, sempre que a compra do produto ocorrer fora do estabelecimento comercial.

Como funciona a logística reversa dos Correios

O serviço é bem simples de ser feito. Primeiramente, qualquer loja virtual que tenha um CNPJ e contrato com os Correios está habilitada para realizar a operação.

  1. O lojista precisa fazer o cadastro no site e deixá-lo sempre atualizado;
  1. O vendedor envia o produto para o consumidor;
  1. O cliente recebe o produto, mas por algum motivo, decide devolvê-lo ou trocá-lo; 
  1. Ele entra em contato com o lojista e pede a devolução ou a troca do produto;
  1. O lojista entra no Web Service da logística reversa – em qualquer hora do dia e semana;
  1. O vendedor escolhe uma das 4 modalidades de logística reversa oferecidas pelos Correios;
  1.  O lojista gera uma autorização de postagem ou solicita a coleta domiciliar para a devolução do pacote;
  1. Ou o cliente entrega a encomenda em uma agência ou os Correios coletam o pacote na casa dele.
  1. O cliente espera até poder retirar o produto em uma agência ou os Correios entregarem o novo no endereço dele em mãos.

Os 4 tipos de logística reversa dos Correios

Vamos ver agora quais são as quatro possibilidades da logística reversa e os benefícios dela.

1. Logística Reversa em Agência (LRA)

Esse é o tipo mais comum. Nessa modalidade, após o cliente entrar em contato pedindo a troca ou devolução, o lojista gera um e-ticket (código de autorização de postagem) no Web Service da logística reversa e encaminha-o ao cliente via e-mail. 

Portando este documento, o consumidor precisa levar o pacote até uma agência dos Correios em dia útil e horário comercial. Dessa forma, os Correios conseguem retornar o pacote ao lojista sem que o cliente precise pagar por isso. Essa modalidade funciona para SEDEX Hoje, SEDEX 12, SEDEX 10 e PAC.

Em grandes cidades, o LRA pode ser muito prático, visto a grande quantidade de agências dos Correios, mas em localidades mais afastadas, o cliente pode ter dificuldades para levar o produto. Por isso, vale a pena entender as outras modalidades e decidir caso a caso o que fica melhor para a loja e principalmente para o cliente.

2. Logística Reversa Simultânea em Agência (LRSA)

Este serviço ainda está em fase de implementação. Ele permite a devolução e a retirada simultânea apenas dentro de uma agência dos Correios. 

Nesta modalidade, o vendedor manda o novo produto antes mesmo de receber a mercadoria devolvida do cliente. Assim que o produto novo chega à agência, o consumidor é chamado para entregar a mercadoria que quer trocar ao mesmo tempo que retira a nova. 

O consumidor então sai com seu produto e os Correios enviam ao lojista a mercadoria devolvida. A LRSA funcionará em horário comercial e dias úteis e estará disponível em Sedex, Sedex 10 e PAC.

Essa opção é capaz de oferecer uma satisfação imediata para o consumidor, pois nela o cliente recebe na hora o novo produto. Mas ela conta com a mesma questão de disponibilidade de agência que a LRA. Portanto, veja se é uma opção boa para o cliente.

3. Logística Reversa Domiciliar (LRD)

Esta modalidade está disponível em 680 cidades do país, o processo é feito todo na residência do cliente. Após o consumidor solicitar a troca/devolução, o vendedor escolhe esta opção no Web Service e o produto é coletado por um agente dos Correios.

A LRD permite também o agendamento da coleta em até 30 dias após a efetivação do pedido, desde que dentro da área de cobertura dos Correios. Caso o carteiro não consiga acessar o endereço e/ou encontrar alguém, o pedido de coleta é transformado em um E-ticket, que deverá ser levado até a agência para concluir a devolução.

O recolhimento pelos agentes dos correios acontece somente em dias úteis (com no máximo duas tentativas consecutivas). Por isso, é primordial que o consumidor esteja em casa. A LRD aceita SEDEX e PAC.

O cliente não precisa se deslocar até uma agência e é atendido em casa pelos Correios na hora da devolução. Um ótimo serviço não é mesmo?

4. Logística Reversa Simultânea Domiciliar (LRSD)

Essa modalidade é muito parecida com a LRD e está em implementação como a LRSA. Com certeza é o serviço mais cômodo para o cliente, portanto preste atenção a ele.

O consumidor pede a troca do produto. O lojista então entra no Web Service e escolhe a modalidade. Então os Correios entregarão o produto novo na casa do cliente ao mesmo tempo em que recebe o produto que será devolvido. 

A LRSD funcionará em áreas de cobertura específica e aceitará somente Sedex e PAC. É a melhor opção para o cliente, não é verdade? Muita praticidade e satisfação para ele e um ótimo diferencial de atendimento para a sua empresa.

Perguntas Frequentes

Entregador entregando duas encomendas para um cliente.

Quais são os produtos que podem ser devolvidos pelos Correios?

A logística reversa dos Correios é um serviço disponível para a devolução de produtos, embalagens ou materiais que não foram entregues ou que precisam ser retornados para remetentes ou destinatários. É importante verificar se o produto a ser devolvido é elegível para o serviço de logística reversa dos Correios, pois alguns produtos podem ter restrições ou exigências específicas.

Como solicitar o serviço de logística reversa dos Correios?

Para solicitar o serviço de logística reversa dos Correios, é necessário fazer uma solicitação prévia nos canais de atendimento da empresa, como internet, telefone ou agências físicas.

Quem arca com os custos da logística reversa?

Os custos da logística reversa podem ser arcados pelo remetente, pelo destinatário ou pela empresa contratante do serviço. É importante verificar as condições de cada caso específico para saber quem deve arcar com os custos.

Como preparar o produto para a devolução pelos Correios?

É importante seguir as orientações fornecidas pelos Correios para preparar o produto para a devolução. Em alguns casos, é necessário embalar o produto adequadamente, incluir uma etiqueta de devolução e preencher um formulário de postagem reversa.

Como acompanhar o status da devolução pelos Correios?

É possível acompanhar o status da devolução pelo site dos Correios, inserindo o número de rastreamento da postagem.

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