FRETE GRÁTIS para São Paulo no mês de abril

Como enviar produtos pelos Correios?

Saber como enviar produtos pelos Correios pode parecer um processo complicado e confuso, mas na verdade é muito fácil se você souber suas opções de envio e como preparar adequadamente seu pacote. 

Vender no comércio eletrônico tornou-se prático tanto para o lojista quanto para o consumidor. Mas comercializar não se resume só em vender e receber o dinheiro. Há um cuidado especial com o produto que começa desde seu preparo até o envio pelos correios.

Como proprietário de uma empresa de e-commerce, o envio é essencial para suas operações. Esse fato significa que escolher a melhor e mais econômica maneira de enviar um pacote é vital para o seu negócio. 

Enviar produtos pelos Correios é uma das maiores dúvidas de todos que tem ou pretende criar uma loja online, sendo assim, preparamos um passo a passo para alavancar o seu negócio.

Passo a passo de como enviar encomenda pelo Correio

Pessoa embalando o pacote para envio

Entender como funciona o processo de entrega no e-commerce é o primeiro passo para conseguir utilizá-lo e melhorar a experiência do cliente. 

Ao falarmos de uma loja virtual, o método de compra segue um padrão. O visitante acessa o site, escolhe o produto desejado, coloca-o no carrinho de compra, seleciona a opção de frete e efetua o pagamento. Em seguida, é hora do lojista entrar em ação para o envio do produto ao consumidor. 

Mas, afinal, como enviar algo pelo correio? Veja a seguir um passo a passo para você entender todas as etapas necessárias para mandar a encomenda direto para o endereço do seu cliente.

Embalar o produto 

O primeiro passo para enviar um produto pelos Correios é embalar o objeto da forma mais adequada para garantir a segurança do item. Escolha uma embalagem resistente para proteger a mercadoria vendida, como uma caixa de papelão ou um envelope de papel. 

Você também pode utilizar elementos como papel bolha para deixar uma camada de proteção e minimizar os impactos dentro do pacote. Além disso, os próprios Correios disponibilizam um guia com instruções e recomendações técnicas para a embalagem dos produtos enviados.

Preencha os dados do remetente e do destinatário na embalagem 

Para garantir que o produto será enviado ao destino correto, é preciso endereçar o pacote com os dados do destinatário e do remetente. Uma dica é fazer a conferência dessas informações ainda em casa, antes mesmo de chegar à agência, para garantir que não haverá erros durante essa fase do processo. 

Seguindo o padrão de endereçamento dos Correios, é necessário ser incluídas as seguintes informações, seja em uma etiqueta ou escrito à mão na embalagem:

  • Nome do destinatário/remetente;
  • Endereço com rua, número e informações complementares;
  • Cidade e estado do comprador;
  • CEP.

Além disso, adicionar os números de telefone do remetente e do destinatário é uma boa prática. Assim, caso aconteça algum problema com a entrega, o Correio pode facilmente entrar em contato para solucionar a questão.

Incluir nota fiscal 

A legislação fiscal brasileira exige que todas as encomendas postadas em território nacional apresentem uma nota fiscal anexada em um envelope transparente na parte externa da caixa.    

Ou seja, logo que o seu cliente realizar o pagamento de alguma compra no seu e-commerce, é uma boa ideia já separar e guardar a nota fiscal para o momento do envio.

Escolha a modalidade de envio

Os Correios possuem mais de uma modalidade de envio, desde os modelos mais simples até os mais velozes na entrega. PAC, Sedex, Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje são apenas algumas das principais. 

Quando pensamos nos serviços para os e-commerce, as modalidades impactam diretamente nos custos e prazos de entrega das encomendas, sendo essencial conhecer as particularidades de cada uma e escolher as mais adequadas para oferecer no seu negócio. 

PAC

O PAC (prático, acessível e confiável) é uma das modalidades de entrega oferecidas pelos Correios, conhecida por estar entre as mais econômicas. 

Sendo voltada para encomendas, o grande atrativo dessa modalidade é o seu baixo custo, uma vez que, em função da ausência de prioridade dos seus envios, os seus prazos acabam sendo mais longos.  

Contudo, muitos clientes optam pelo PAC justamente pelo valor do frete ser mais em conta, embora a entrega não seja tão rápida. 

SEDEX

O Sedex é a opção mais conhecida dos Correios pela sua velocidade de entrega. Existem mais de um tipo de Sedex, com prazos diferentes, sendo possível o produto chegar no dia seguinte ou até no mesmo dia. 

No serviço tradicional do Sedex, o prazo médio de entrega é de menos de 5 dias úteis. Mas por ser um serviço mais veloz, o valor do frete é um pouco mais caro. 

Além disso, o Sedex também disponibiliza o retorno de mercadorias. Somente lojistas que contratam esse serviço passam a ter a possibilidade da chamada logística reversa, que é a prática de devolução ou troca de uma mercadoria por meio dos Correios.

Como sabemos, existem outras modalidades de Sedex, veja aqui o diferencial de cada uma:

  • Sedex: Entrega em até 5 dias úteis, conforme o endereço de envio e de destino.
  • Sedex 10: Entrega a encomenda até as 10h do dia útil seguinte ao da postagem.
  • Sedex 12: Entrega a encomenda até as 12h do dia útil seguinte ao da postagem.
  • Sedex Hoje: Entrega no mesmo dia da postagem.

Leve até uma agência de sua preferência

Com todas as etapas cumpridas e a modalidade de entrega escolhida, o próximo passo é levar a encomenda do seu cliente até uma agência de sua preferência. 

O estabelecimento costuma funcionar das 9h às 17h, entretanto, pode haver variações entre cada uma das agências, dependendo da localização.

Outro ponto importante para todos os lojistas é confirmar com a atendente da agência se a embalagem está correta, bem como as informações dos endereçamentos para prevenir qualquer problema de envio. Assim, pode evitar que sua encomenda acabe retornando e ter que precisar enviá-la novamente. 

Na agência você também pode contratar serviços adicionais, como o Valor Declarado, que é uma garantia de indenização em caso de avaria ou extravio dos produtos enviados. 

Faça o pagamento e receba o código de rastreamento 

Chegou a hora de fazer o pagamento e enviar a sua encomenda. Ao realizar a postagem, você receberá uma nota fiscal com o código de rastreamento do envio. 

Assim que o pedido for enviado, é fundamental atualizar o status da entrega no e-commerce e informar esse código para o cliente saber que a encomenda está a caminho. 

Quanto custa enviar produtos pelo correio?

Carteiro fazendo entregas aos destinatários

A principal questão de quem trabalha com e-commerce é entender quanto custa para mandar algo pelo correio. Existem algumas variáveis que influenciam no preço do envio da encomenda. Veja quais são:

  • Serviço de envio escolhido (PAC, Sedex, etc.);
  • Peso da encomenda;
  • CEP de origem;
  • CEP de destino;
  • Dimensão do pacote;
  • Serviços adicionais (aviso de recebimento, mão própria e declaração de valor).

No site oficial dos Correios você pode simular o prazo e o preço do envio do produto. Para isso, deve informar o tipo de envio, as dimensões e o peso da embalagem, e o CEP de origem e destino da encomenda.

Qual a forma mais barata de enviar encomendas pelo Correio?

O PAC é a alternativa mais barata para enviar produtos pelos Correios. Faça uma simulação rápida no site dos Correios do mesmo produto sendo enviado ao mesmo destino pelo PAC e pelo Sedex e perceba a diferença de valores e prazos. 

A diferença de preço se reflete na agilidade do serviço. No PAC, a estimativa de entrega é de 7 dias úteis, além do prazo de entrega. Já ao enviar o mesmo produto pelo Sedex tradicional, a entrega é em até 5 dias úteis, além do prazo de entrega.

Como as lojas virtuais não sabem sobre a urgência que o cliente deseja os produtos, em geral disponibilizam as duas modalidades de envio e deixam para o cliente optar pela mais apropriada.  

Como a Fraspaper pode te ajudar? 

Pensada para atender você, a Fraspaper tem como objetivo ser referência no mercado de comercialização de embalagens para o seu negócio, tendo como compromisso a sua inteira satisfação e felicidade por estar adquirindo nossos produtos.

Fabricamos caixas e embalagens criativas, nas dimensões e estrutura conforme a necessidade do cliente. Com as nossas embalagens personalizadas garantimos que sua mercadoria esteja bem protegida e resistente à movimentações durante toda a logística de entrega, atendendo às especificações dos Correios para que você não tenha problemas.  

Desenvolvemos caixas impressas personalizadas 100% recicláveis e produzidas nas dimensões, formatos, espessuras e resistência, proporcionando aos clientes uma experiência diferenciada.

Entre em contato conosco, fale com um de nossos atendentes e conheça os nossos serviços.

BLOG FRASPAPER

Atendimento por WhatsApp

Deixei seus dados abaixo e o nosso consultor entrará em contato com você.