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Entrega grátis: quando e por que oferecer no delivery?

A entrega grátis é algo que precisa ser bem pensado e planejado por restaurantes que possuem serviço delivery e lojas online que despacham os produtos pelos Correios ou transportadoras. Se por um lado os clientes adoram economizar nos pedidos e os marketplaces destacam esses estabelecimentos, por outro as entregas, mesmo sendo gratuitas, têm custos. 

Sendo assim, é inegável que essa é uma estratégia que atrai muitos consumidores, porém precisa ser avaliada, ter atenção, para não gerar grandes prejuízos ao seu negócio. Por isso, diante desse contexto, dúvidas surgem a respeito. Afinal, vale a pena trabalhar com entrega grátis? 

Neste artigo, vamos te explicar como e quando trabalhar com entrega grátis e as vantagens que essa prática pode trazer ao seu negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Quais os motivos para oferecer entrega grátis?

Homem olhando o celular com semblante de satisfação e segurando um cartão se crédito

Primeiro, é bom entender que existem muitas vantagens em trabalhar com entrega grátis. E isso tanto para o seu delivery, quanto para os marketplaces. Confira a lista dos principais benefícios que esse serviço pode proporcionar. 

Atração de clientes

Nada, absolutamente nada, chama mais a  atenção dos clientes do que promoções. E oferecer um serviço com taxa de entrega grátis é uma mega ação promocional, que pode ser o diferencial que irá determinar a escolha do consumidor pelo seu estabelecimento. 

Até porque, vamos combinar: quem não gosta de economizar, nem que  seja um pouco, em alguma compra? 

Oportunidade de fidelização

A fidelização é essencial para o crescimento de sua marca, pois clientes fiéis dificilmente vão escolher outra loja ou restaurante, por exemplo, em detrimento do seu. E nesse processo, a entrega grátis pode ser determinante para que novos clientes adquiram seus produtos ou serviços pela primeira vez. 

Sendo assim, as entregas com taxa gratuita dão a oportunidade de fidelizar esses consumidores, através de outras promoções e da qualidade de seus produtos. 

Mas preste atenção: fidelizar não é apenas oferecer ofertas e bons produtos. A maneira como você trata os clientes também é um fator importante. Os principais pilares da fidelização são: cordialidade, personalização e vantagens aos consumidores.

Possibilidade de aumentar o ticket médio

É comum que o ticket médio de cada pedido aumente por causa dos descontos oferecidos. Isso ocorre, justamente, por conta dos descontos e da exclusividade. Até porque, com desconto, a tendência é que os clientes se sintam mais estimulados a fazerem pedidos através das plataformas digitais. 

Vale lembrar que pelo cálculo do ticket médio é possível mensurar quanto o negócio está lucrando e fazer projeções de entradas e saídas, além de planejar mais ações para atingir resultados positivos.

Para calcular o ticket médio é simples, você só precisa dividir o valor de compras feitas no dia, pelo número total de clientes que fizeram os pedidos no mesmo dia. 

Chance de vender em um delivery próprio

Um delivery próprio permite que você faça as entregas sem cobrar taxa, criar promoções e condições especiais. Tudo isso implica na fidelização de clientes. Portanto, se você está vendendo em algum marketplace, pode chamar esses mesmos clientes para o seu canal de delivery personalizado. 

Ao dominar o canal de vendas e ter clientes fiéis, você consegue cobrar pela entrega com mais facilidade, pois os clientes já conhecem a qualidade de seu produto. Mas tenha um bom planejamento financeiro. É preciso analisar e entender o que você realmente pode ou não oferecer. 

Quando e como oferecer entrega gratuita?

Para oferecer esse tipo de benefício da melhor forma, é necessário ter um canal de vendas vantajoso e bem definido. Assim também fica mais fácil de entender se, para você, é interessante ter o serviço de entrega grátis. 

De qualquer forma, existem muitas possibilidades de começar a oferecer entrega gratuita. Acompanhe nossa lista com algumas dessas. 

Produtos selecionados 

Há estabelecimentos que têm a entrega grátis apenas para produtos selecionados. Isso quer dizer que você escolhe entre os itens de mais vendas ou aqueles com melhor lucro e aplica essa ação promocional nesses itens para dar um “up” nas vendas. 

Essa estratégia também pode fazer com que o ticket médio aumente. Isso porque quando os consumidores associam um produto a alguma promoção, existem grandes chances deles colocarem na compra. 

Todos os produtos

Aqui, todos os produtos entram na promoção de entrega grátis.Essa ação é muito boa quando a sua intenção é aumentar as vendas de maneira geral, pois oferecer a entrega sem nenhuma taxa, aumenta o volume total de vendas. 

Pedidos a partir de um valor determinado

Essa é uma estratégia bastante utilizada quando existem dificuldades financeiras da entrega gratuita. Dessa forma o ticket médio é aumentado para ajudar no fechamento das contas. 

Portanto, as estratégias de entrega gratuitas vão depender do seu objetivo momentâneo. Resumindo, é assim:

  • Entrega grátis de produtos selecionados: serve para alavancar as vendas de um produto específico.
  • Entrega grátis de todos os produtos:  tem como objetivo aumentar as vendas de maneira geral .
  • Entrega grátis acima de um valor determinado: essa estratégia serve para aumentar o ticket médio

Opções de entrega que você pode oferecer aos clientes

Entregador  na rua com bolsa de delivery, mexendo no celular e de máscara.

Logo que você cria um site delivery, há muitas opções seguras de como fazer suas entregas. Veja abaixo quais são elas. 

Delivery integrado com marketplace

Com o delivery integrado a marketplaces, você recebe os pedidos todos em seu site. Dessa forma, você tem a vantagem de receber esses pedidos e não pagar qualquer tipo de taxa por eles. 

Opção take away

Tendo o seu delivery, você pode oferecer a opção de retirada do produto no estabelecimento, o chamado sistema Take Away. Assim, o cliente escolhe se retira o pedido e leva para outro lugar ou consome no mesmo local.

Essa opção de entrega é economia para o cliente que não paga taxa, quanto para o seu restaurante que não precisa se deslocar. Além disso, o “Take Away” permite a otimização de tempo, pois é o cliente que precisa ir buscar o produto. 

Pedidos agendados

Essa modalidade de entrega tem se tornado cada vez mais popular e bem vista por restaurantes e consumidores. Essa funcionalidade permite que o cliente agende um horário para receber o pedido onde estiver. É cômodo para o cliente contribuir positivamente para os restaurantes, pois recebem os pedidos adiantados para produção. 

Outro ponto importante, é que com esse recurso o cliente pode fazer os pedidos a qualquer hora do dia e, por consequência, você vende durante as 24 horas, mesmo se a loja ou o restaurante estiver fechado no momento. 

Não cobre taxa de entrega no Ifood

Se você tem o plano IFood Entrega, tem a opção de não cobrar o valor da taxa do cliente. É só ir na aba Promoções da sua Página do IFood e selecionar essa opção. Mas isso não interfere na porcentagem do app, ela continua com o mesmo valor. Além disso, os gastos da entrega são por sua conta. Portanto, preste atenção nesses pontos.

  • Preço dos produtos: Determine um valor mínimo para compensar o valor da entrega
  • Margem de lucro: Dependendo, o preço da entrega pode ultrapassá-la 
  • Fique atento ao raio da entrega: o frete gratuito do IFood só alcança até um determinado raio de distância, caso a entrega ultrapasse esse limite, esse valor será cobrado do cliente.

Entrega grátis vale a pena?

Como você pôde perceber ao longo do artigo, a entrega grátis apresenta muitos benefícios, como o aumento das vendas e do ticket médio. No entanto, pode apresentar alguns problemas caso não seja bem planejada e aplicada de qualquer jeito. 

Claro que tudo também vai depender de como está a saúde financeira de seu negócio, mas tente considerar a flexibilização das taxas, oferecendo as entregas grátis apenas como promoção. Passa a ser uma boa estratégia para equilibrar as finanças e estimular os clientes a comprarem seus produtos. 

A Fraspaper deixa suas entregas mais atraentes

Assim como citamos anteriormente, o aumento de vendas e fidelização de clientes não depende apenas de entrega grátis ou promoções. O tratamento aos consumidores e como os produtos são entregues, em suas embalagens, também são pontos cruciais. Portanto, invista em embalagens bonitas, atraentes e seguras. 

A Fraspaper é uma empresa de credibilidade no mercado e desenvolve o tipo de embalagem de acordo com suas necessidades. É você que escolhe o tipo de material que será utilizado, as dimensões, a espessura e a resistência do pacote. 

Nossas caixas também possuem design únicos e criativos, podendo ser personalizados,  proporcionando uma experiência diferenciada aos clientes. Além disso, somos uma organização com consciência ambiental e, por isso, utilizamos matérias primas 100% ecológicas e recicláveis

Portanto, não perca mais tempo e torne suas entregas muito mais atraentes, ajudando na fidelização e prospecção de clientes. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para alavancar o seu negócio! 

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