FRETE GRÁTIS para São Paulo no mês de abril

Kangu: o que é e como funciona esse serviço de frete

Quando uma pessoa decide comprar algo na internet, não é apenas o valor da mercadoria em si que vai fazer ela decidir pela compra. O preço do frete também é fator essencial na decisão final do cliente. Por isso, toda empresa deve buscar cada vez mais baratear esses valores. A solução para isso, pode ser a Kangu.

A empresa é um gateway de frete que vem se tornando uma ótima opção de entrega, ajudando e-commerces a aumentar suas taxas de conversão. 

Pensando em ajudar as empresas a encontrarem boas soluções para diversos problemas do mercado brasileiro, a Fraspaper preparou este artigo explicando para você o que é a Kangu, como ela funciona e quais suas vantagens. Acompanhe a leitura!

O que é a Kangu?

A Kangu é uma plataforma virtual que conecta e-commerces, transportadoras e pontos de coleta para envio e retirada de mercadorias. Ela credencia pequenos estabelecimentos locais de bairro (Lojas de roupas, pet shops, papelarias…) para servirem como esses pontos de coleta, apoio e distribuição para os e-commerces.

Desta forma, a Kangu consegue garantir preços mais competitivos, entregas seguras, prazos curtos e diversas outras vantagens que beneficiam vendedores e clientes. O objetivo é viabilizar entregas para quaisquer perfis de e-commerces, incluindo microempreendedores individuais (MEI) e grandes empresas. 

Ela atua também como um marketplace de transportadoras, já que possui contrato com seis empresas, oferecendo condições especiais para seus clientes.Atualmente, a Kangu trabalha com as seguintes transportadoras: Correios, Courier, Rede Sul, Loggi, Sequoia, Buslog. 

Em 2021, a Kangu foi comprada pelo Mercado Livre e iniciou seu processo de internacionalização, já estando presente no México e na Colômbia. Hoje a empresa conta com uma rede de 3.200 pontos para coleta e retirada, trabalhando com as 6 transportadoras parceiras cadastradas e já tendo realizado mais de 19 milhões de entregas. 

Esse modelo é muito comum fora do Brasil. Na Índia, por exemplo, a maioria das casas não possuem CEP, sendo os postos de coleta fundamentais para o transporte de mercadorias no país.

Com esse modelo de negócio, a empresa trabalha em 4 frentes: postagem de mercadorias, retirada de mercadorias, devolução de mercadorias e marketplace de transportadoras. Como estrutura de logística, os pontos de coleta acabam sendo mais vantajosos. 

A transportadora não precisa se deslocar de sede em sede das lojas virtuais para realizar a coleta dos produtos. A Kangu também fica de olho para não superlotar os postos de coleta. Quando identifica que um único local está acumulando muitos produtos, a empresa começa a trabalhar para realizar novas parcerias na região. 

A logística permite que os clientes do seu e-commerce retirem pessoalmente os produtos em pontos de coleta próximos às casas deles. Também permite conexão dos Pontos Kangu às transportadoras parceiras para atender as necessidades de entrega do seu e-commerce para todo o Brasil. 

Dessa maneira, o cliente pode escolher a melhor opção para receber a mercadoria, incluindo a avaliação da proximidade de seu endereço com um Ponto Kangu para retirada, ou então analisar preços e prazos das transportadoras para entrega.

Como surgiu a Kangu?

A empresa foi fundada em março de 2019, por três empreendedores, Ricardo Araújo, Marcelo Guarnieri e Celso Queiroz. Os três trabalhavam na Rapidão Cometa, que posteriormente foi adquirida pela Fedex, uma das principais companhias de correios do mundo. 

O objetivo inicial da Kangu era solucionar três pontos negativos do mercado de logística brasileiro. 

  • Dificuldade dos consumidores em receber suas encomendas em horário comercial;
  • Os consumidores conseguirem enviar encomendas de volta às empresas;
  • Falta de acesso dos e-commerces pequenos às grandes empresas logísticas.

Dessa forma, a Kangu nasceu com uma proposta bem interessante. Como já falamos acima, em 2021, a Kangu foi comprada pelo Mercado Livre e está presente também no México e na Colômbia.

Além do Mercado Livre, outras empresas como a Dafiti e Antes de mim também utilizam o serviço.

Como funciona a Kangu?

Depois de realizados os cadastros no site da Kangu, tanto do estabelecimento local, que será o posto de coleta, quanto do e-commerce, começa a questão logística.

Vamos dividir as possibilidades para explicar melhor como funciona o serviço.

Possibilidade 1

O representante do e-commerce deixa seus produtos no posto de coleta. Se o cliente, por algum milagre, morar perto desta loja, é só ele ir retirar a mercadoria neste posto de coleta.

Possibilidade 2

O representante do e-commerce deixa a mercadoria na loja de apoio. Caso o cliente more longe, entregadores da própria Kangu fazem a coleta do produto para realizar a entrega, caso seja na mesma cidade, ou encaminhar para uma transportadora parceira realizar essa tarefa, caso a pessoa more em outra cidade ou estado. 

No caso, o produto pode ser deixado em um posto de coleta perto do cliente para ele retirar ou a mercadoria é entregue diretamente na casa dele.

Para os e-commerces

Os e-commerces fazem um orçamento completamente gratuito direto no site. Lá, eles digitam o CEP de destino e o CEP da entrega e informações do produto: altura, comprimento, largura, peso e valor da carga. 

Em seguida, vai aparecer na tela alguns orçamentos de transportadoras parceiras. No caso, se o seu e-commerce ainda não estiver cadastrado na Kangu, basta preencher o formulário no site. 

Nenhuma mensalidade é cobrada. Após escolher a transportadora que melhor se adequa à necessidade da sua, o representante realiza o pagamento, imprime a etiqueta e leva a mercadoria, já embalada e etiquetada, até um Ponto Kangu ou nos Correios. 

Você pode enviar quantos produtos quiser, mas eles precisam se encaixar nas regras da Kangu:

  • Não ser perecível, vivo, inflamável ou de muito valor;
  • Comprimento mínimo da embalagem de 15 cm e máximo de 100 cm;
  • Largura mínima da embalagem de 10 cm e máxima de 100 cm;
  • Altura mínima da embalagem de 1 cm e máxima de 100 cm;
  • Soma (Comprimento, largura e altura) deve ser menor que 300 cm;
  • Peso máximo da embalagem menor que 30 kg.

Dinheiro, jóias, cigarros, armas e munição e vidros são produtos proibidos pela Kangu. A plataforma também oferece integração com diversos outros sistema para e-commerces como: Bling, Get.commerce, DScomm, Loja Integrada, Irroba, Opencart, PrestaShop, Magento, WooCommerce, iSET, WBUY, Nuvemshop.

Para os pontos de coleta

Os estabelecimentos que querem se cadastrar como ponto de coleta devem preencher o formulário no site. A Kangu faz algumas exigências:

  • Espaço físico deve ser proporcional à capacidade diária de encomendas que o estabelecimento indica no cadastro;
  • Ter um celular com acesso a internet;
  • Estabelecimento deve ser de fácil localização e acesso; 
  • Não pode ter bloqueios como portas ou catracas; 
  • Horário de funcionamento de segunda a sexta em horário comercial;
  • Ter CNPJ ou MEI regularizados na Receita Federal; 
  • Possuir conta bancária jurídica (em caso de MEI, pode-se usar a conta física do registrado).

Em troca, a Kangu promete uma maior exposição para a marca e mais fluxo para o estabelecimento. Diariamente, os entregadores parceiros da Kangu vão ao local fazer a retirada ou a entrega das encomendas.

Quais as vantagens da Kangu

Foto de cima mostrando um entregador na parte de trás de um furgão lotado com encomendas da Kangu

Firmar parceria com a Kangu oferece diversas vantagens para o seu e-commerce, principalmente em tempo e dinheiro.

Paga apenas por serviço contratado

A Kangu é uma plataforma com cadastro gratuito e sem mensalidades tanto para e-commerces quanto para estabelecimentos. Sua loja virtual paga apenas por serviço contratado.

Se você contratar 10 envios no mês, você paga 10. Caso contrate 100, pagará 100. E assim por diante. Não é preciso ter plano especial algum com a empresa para se beneficar com os serviços dela.

Redução de custos

Dentre os melhores benefícios que a Kangu pode oferecer para o seu e-commerce, está a redução do preço do frete. A plataforma tem parceria com seis transportadoras que oferecem descontos para o envio de mercadorias. São elas: Correios, Courier, Rede Sul, Loggi, Sequoia, Jadlog.

Com um menor valor de frete, sua empresa oferece um diferencial que a concorrência não tem, a entrega barata. No início do texto falamos sobre a importância do valor do frete e como ele é um fator decisivo na hora da escolha da loja virtual pelo cliente.

Um frete barato trará competitividade à sua empresa frente à concorrência e aumentará a taxa de conversão da sua loja, trazendo mais lucro para você.

Flexibilidade na retirada e envio das mercadorias

Um dos problemas que a Kangu soluciona é a questão da entrega em horário comercial. Muitas pessoas trabalham e acabam não conseguindo receber diversas entregas em casa.

Utilizando a Kangu, você ou o seu cliente podem escolher o melhor horário e o ponto de coleta mais perto para postar ou retirar uma encomenda, trazendo flexibilidade nas suas pontas da logística.

Assim, evitam-se problemas com transportadoras, atrasos na postagem, na retirada e na entrega das mercadorias.

Bikers

Para envios de mercadorias em regiões próximas aos pontos de coleta no município de São Paulo, a Kangu conta com entregadores de bicicleta para realizar entregas com distâncias  entre dois e dez quilômetros.

É garantia de frete mais barato e mais rápido. É uma ótima opção para empresas, pois muitos clientes prezam pela responsabilidade ambiental e a não emissão de gás carbônico sempre que possível. 

Isso pode ajudar na construção de uma imagem de uma empresa preocupada com o meio ambiente e a sustentabilidade do seu e-commerce.

Como a Fraspaper pode ajudar você?

Antes de enviar a sua mercadoria para o cliente via Kangu, você precisa garantir que ela esteja bem protegida, em uma embalagem resistente à movimentações durante toda a logística de entrega, não é mesmo. 

Aqui na Fraspaper fabricamos caixas impressas personalizadas 100% recicláveis e produzidas nas dimensões, formatos, espessuras e resistência que atendem as necessidades de cada cliente. 

Desenvolvemos embalagens individuais em papel cartão duplex, triplex e micro-ondulado em acordo com as normas de sustentabilidade ambiental.

Trabalhamos com os mais variados setores da economia, como calçados, autopeças, alimentícios, medicamentos, brinquedos, eletrônicos, entre outros. Nossas embalagens impressas são ótimas opções para empresas que buscam por embalagens criativas. 

Nossos produtos trazem novas experiências para seus clientes. Nossa fabricação conta com diversos tipos e modelos de embalagens com ou sem acabamento diferenciado. Caixas com corte e vinco personalizados com ou sem impressão.

Entre em contato conosco e veja todos os nossos produtos.

BLOG FRASPAPER